
A primeira novidade vem do Oriente. Nos pet shops do Japão, antes de comprar um cãozinho, o futuro dono pode ter a experiência de levar o animal para casa por três dias. Após esse período, o cliente decide se quer devolver o animal ou ficar com ele. Eles asseguram que esse prazo não é suficiente para que o bichinho sofra ao criar laços que podem ser facilmente quebrados.
Outra novidade também é proveniente do Japão. Com um modelo acoplado a um guia, está sendo lançado um guarda-chuva para cachorros. A invenção pode ser usada em cães de diferentes tamanhos.
Ter um animal de estimação tem muitas vantagens, mas ficar limpando as fezes com certeza não é uma delas. Foi pensando nisso que o americano Tory Reynolds criou a Pet Pooch Power System, um equipamento portátil que recolhe a sujeira de animais com um sistema a vácuo. Este equipamento já está disponível para compra pela internet. Ao comprar a novidade, o consumidor recebe 10 sacos biodegradáveis, que são descartados pelo próprio aparelho, com máxima higiene. A bateria da máquina é recarregável e permite até 150 coletas.
Uma dica para o empreendimento ter um diferencial na competição desse mercado é dada pelo professor Dr. José Antônio Viana, no curso Como Montar um Pet Shop, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Para ele, agregar uma clínica veterinária ao pet shop promove comodidade ao cliente e lucratividade ao empresário. “Nesse caso, é fundamental o cuidado com as instalações, principalmente no que diz respeito à higiene. Segundo a legislação, é necessário que o imóvel destinado também à clínica possua além do setor de atendimento, o cirúrgico, ambulatório e locais para estoque de medicamentos, esterilização e assepsia”.
Segundo dados da Assofauna - Associação de Produtos e Prestadores de Serviços ao Animal, o segmento atende a uma “população” de cerca de 25 milhões de cães, 11 milhões de gatos, 4 milhões de pássaros e, ainda, 500 mil aquários. Os brasileiros estão em terceiro lugar no ranking de consumo de produtos para pet shop, ficando atrás apenas dos EUA e do Japão.
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Por: Ariádine Morgan

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