WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produtores cooperados ganham até 44% a mais

Cooperativas estão ganhando espaço por serem mais eficientes e competitivas

 

  Produtores de milho e soja cooperados obtem mais lucros. Foto: reprodução.

 

De acordo com uma pesquisa da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), um total de 4.331 produtores de algodão, soja e milho do estado estão ligados a cooperativas rurais. A entidade constatou que os cooperados lucraram 44% a mais do que quem atuou sozinho no mercado, com base nos dados da safra 2010/2011.

O levantamento considerou os associados da própria entidade em relação à forma como eles negociaram a compra de insumos e a venda da safra. O resultado mostrou que 75% dos cooperados compram insumos individualmente, 16% em cooperativas ou condomínios, 5% em grupo e 3% adquirem parte dos insumos em grupo formal e 2% em grupo informal.

Em relação às vendas, 83% dos produtores comercializaram individualmente, 10% em sistema de condomínio ou cooperativas, 2% em grupo informal, 3% comercializaram parte em grupo formal e 2% comercializaram parte em grupo informal.

Assim, a entidade acredita que os pequenos e médios produtores rurais estão optando pelas cooperativas por acreditarem ser uma oportunidade para crescer e se manter na atividade agrícola. Essa ideia será apresentada pela Aprosoja durante o Seminário de Cooperativismo, que será realizado no município de Sorriso, no Mato Grosso, nos dias 22 e 23 de agosto.

O evento reunirá produtores, pesquisadores e especialistas da área. O objetivo é estimular os produtores rurais a trabalhar em cooperativas, ou em grupos, para reduzir custos e aumentar os lucros. O seminário faz parte do Programa de Fomento e Intercâmbio de Cooperativas de Produtores (Cooprosoja).

Por: Maria Clara Corsino.

Fonte: Globo Rural.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?