WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção sustentável de cana no Brasil

Sistema adotado no país é tido como referência

 

Segundo IFC, produção sustentável de cana no Brasil é modelo para o mundo.

O Brasil foi um dos pioneiros na produção de biocombustíveis, como o etanol. Por isso mesmo, toda a produção foi viabilizada com a implantação de modernas tecnologias que tornaram o país uma referência mundial em energia renovável. Assim ocorreu com a produção de cana-de-açúcar, a marca nacional que obteve grande avanço com os incrementos da indústria etílica.

Neste contexto, o International Finance Corporation (IFC), instituição ligada ao Banco Mundial, declarou a produção sustentável de cana-de-açúcar brasileira, juntamente com os derivados do produto, como um modelo para o mundo. Para chegar a essa constatação, foram avaliadas técnicas modernas de cultivo e colheita nos principais produtores da América do Sul, África e Ásia, principais zonas produtoras de cana.

O gerente de Sustentabilidade da União da Indústria de Cana-de-açúcar (UNICA), Luiz Fernando do Amaral, explica que o documento do IFC faz referência a ações como o uso de bagaço para a produção de energia, algo bem particular das usinas nacionais. Para ele, esse tipo de iniciativa do setor é que o torna um modelo de sustentabilidade. Além disso, as usinas são autossuficientes em energia, inclusive exportando o excedente.

A reutilização de alguns subprodutos, como a vinhaça e a torta de filtro, usadas como fertilizantes, também foi mencionada. O agrônomo Luiz Antônio Andrade, professor do curso Cultivo de Cana-de-açúcar para Produção de Cachaça, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que este tipo de reaproveitamento, além de colaborar com a sustentabilidade, também é uma ótima maneira de aumentar os lucros da empresa sucroalcooleira.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?