WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção leiteira deve crescer 4% neste ano

Setor também espera aumento de 2% no consumo interno

 

A alimentação é responsável pela maior parte dos custos de produção leiteira.

O crescimento do mercado interno e o aumento das exportações devem estimular ainda mais o mercado leiteiro em 2012, é o que espera a Leite Brasil, entidade que representa os produtores nacionais. De acordo com a associação, a produção de leite deve crescer 4% em 2012. Uma das razões do crescimento é o aumento da demanda, que deve ficar em torno de 2%.

Em 2011, foram produzidos 31 bilhões de litros, um incremento de apenas 1% em relação a 2010. No entanto, os produtores acreditam em um volume de 32,3 bilhões de litros para esse ano. Segundo o presidente da Leite Brasil, Jorge Rubez, o alto custo produtivo desestimulou os pecuaristas, reduzindo a oferta, e portanto aumentando o preço repassado ao consumidor final.

Para Jorge Rubez, neste ano, as commodities usadas na alimentação do gado devem ter queda nos preços, fazendo com que o mercado leiteiro volte a crescer, assim como acontece nos últimos 10 anos. A expectativa é de que em 2012 o consumo de leite fique próximo de 170 litros por habitante ao ano, um aumento de 2% em relação a 2011. Apesar da elevação, esse número ainda está abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 200 litros por habitante.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os produtores conseguiram preços maiores em 2011, mas o custo alto da produção acabou neutralizando os lucros. Por isso, Jorge Rubez recomenda que os produtores se concentrem em reduzir os custos, principalmente com a alimentação e a mão de obra.

Outra boa saída ao pecuarista é a fabricação ou a destinação do leite para os produtos lácteos. Segundo um levantamento da Leite Brasil, as exportações de laticínios devem crescer 15% em 2012 em relação a 2011. Esse número deve ser reforçado pelo acordo de cotas feito entre os países do Mercosul.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?