
A orquídea, objeto de desejo e inspiração de tantas pessoas, que até muito pouco tempo era privilégio de poucos, hoje está de vida nova. Apesar de nada perder em exuberância e delicadeza, ela desceu do patamar, se popularizou e está mais acessível, bem ao alcance de todas as pessoas, principalmente a do gênero phalaenopsi, podendo ser encontrada em pet shops, supermercados, floriculturas, entre outros. A causa de tamanha mudança de comportamento? A queda do preço de comercialização, devido ao grande aumento do número de produtores.
Brancas, amarelas, rajadas, rosas e azuis, cada uma mais bela que a outra, diga-se de passagem, as orquídeas são capazes de enfeitar os mais variados ambientes. São fáceis de cuidar, necessitam de água apenas duas vezes por semana, possuem longa duração e florescem a cada seis meses, motivos estes que viabilizam investir na produção e comercialização desta flor.
Mas as vantagens não param por aí: outro fator que favorece o investimento é a avançada tecnologia que vem sendo utilizada para a produção da orquídea. Copiando os passos de Holanda, produtores brasileiros têm feitos mudanças no jeito de cultivar estas flores. Mas, não se engane! Não é porque estão mais populares que o mercado consumidor de orquídea vai estar nais maleável. É muito pelo contrário! Ele está mais cada vez mais exigente. Hoje, para se ter ideia, o lema é: quanto mais flor por haste melhor e quanto mais haste por planta, melhor ainda.
Atualmente, as novas estufas seguem os padrões de tecnologia da Holanda. Elas são mais altas, reproduzem três tipos de sombreamento e comportam 15% a mais de plantas, no mesmo espaço da estufa tradicional. O processo de produção é automatizado, gasta-se menos com a contratação de funcionários e, ainda, consegue-se produzir o dobro de plantas com a metade da mão de obra, além de encurtar o ciclo de produção de 10 para 8 semanas.
A renovação constante do mercado, movimentado pela incessante procura de novas formas e novas cores, faz com que os investimentos no setor sejam cada vez maiores, almejando sempre produtos de qualidade capazes de atender a crescente demanda em todas as suas expectativas.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Globo Rural.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Maria Tereza Paula Cabral
24 de ago. de 2021Muito interessante bom gostei quero saber mais detalhes do projeto

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de ago. de 2021Olá, Maria Tereza! Como vai?
Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria, não deixe de nos visitar sempre. Aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão te ajudar.
Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.
Forte abraço!
Marcela Teixeira.