
Nos últimos anos, os produtores de milho safrinha só têm a comemorar. Só em Mato Grosso do Sul a produção aumentou para 130%. Conforme dados da Aprosoja/MS - Associação dos Produtores de Soja do MS, o estado passou de 3,6 milhões de toneladas de milho para 8,3 milhões em 2015.
As estimativas são bastante positivas para o futuro do milho safrinha, principalmente com o avanço tecnológico e as inovações no setor agrário. Com o aumento das colheitadeiras nas propriedades, a colheita do milho safrinha é mais precisa, otimizando o trabalho e agilizando a comercialização.
“Além disso, as variedades de milho estão se tornando mais resistentes a pragas e doenças, o que aumenta o desempenho do cultivo. Como resultado, a produtividade do milharal também aumenta, gerando um bom faturamento para o produtor”, afirmam os professores João Carlos Cardoso Galvão e Glauco Vieira Miranda, do Curso CPT Produção de Milho em Pequenas Propriedades.
Esse progresso também favoreceu as exportações do país. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior - Secex, nos cinco primeiros meses de 2015, as exportações de milho alcançaram 370,6 mil toneladas. Isso comprova um aumento de 46% em relação ao mesmo período em 2014 (254 mil).
Por Andréa Oliveira.
Fontes: G1 Agrodebate e Ministério da Agricultura.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.