
Em pouco tempo, com uso de tecnologia, a Bahia se tornou um dos maiores produtores de café do Brasil. Foto: reprodução.
Atualmente a Bahia é o quarto produtor nacional de café, ficando atrás de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, com uma produção de cerca de 2,16 milhões de sacas apenas em 2012. O dado é bem significativo, uma vez que o destaque do Estado na cafeicultura é bem recente.
Há poucos anos atrás, a Bahia, maior produtor de cacau do país, não possuía uma produção significativa de café. O resultado só foi obtido após anos de pesquisa e investimento em tecnologia, através da iniciativa privada e do Estado, que fez as lavouras crescerem cerca de 20% ao ano. O cultivo também cresceu bastante em produtividade.
Só o governo do Estado, por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), implantou mais de 30 projetos voltados para o desenvolvimento da lavoura cafeeira. A empresa é uma das organizações participantes do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com universidades e outras instituições por todo o Brasil.
O Cerrado, o Planalto e o Atlântico são as principais regiões produtoras de café na Bahia. Nelas são aplicadas técnicas de irrigação e outras tecnologias, que fizeram a produção crescer 10% ao ano na última década. O cultivo é voltado principalmente para o conilon, que se adaptou melhor ao clima baiano.
O café ocupa uma área de 138 mil hectares em mais de 167 municípios baianos. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção do Estado na safra 2013/2014 deve atingir 2,3 milhões de sacas. A cafeicultura emprega em torno de 150 mil pessoas diretamente nas lavouras da Bahia, número que sobe para 260 mil na época da colheita.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.