WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção agrícola se valoriza em 8,9%

A quantidade continua a mesma, mas o valor de venda dos produtos aumentou

 

 O milho e a soja são dois dos produtos com maior área cultivada no Brasil.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o valor da produção agrícola brasileira cresceu 8,9% em 2010, em comparação a 2009. Isso representa um total de R$ 154,0 bilhões. A área cultivada não aumentou, continuando em 65 milhões de hectares, mas novas tecnologias e investimentos têm ajudado a melhorar a qualidade dos produtos, bem como a competitividade no mercado.

O professor da Universidade Federal de Viçosa e do curso Comercialização Agrícola, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, Alberto Martins Rezende, explica que esse crescimento aconteceu principalmente pela valorização do que é exportado. Os produtos nacionais têm ganhado grande destaque no mercado internacional.

Os produtos que mais contribuíram para esse resultado foram a soja, com valorização de 24,2% (mesmo com queda de 27% na colheita); a cana-de-açúcar, que aumentou a produção em 3,7% e o valor em 14,9%; e o café, com um crescimento de 34,4% na produção e elevação no preço de 19,1%.

De um total de 64 produtos pesquisados, a soja, a cana-de-açúcar e o milho respondem por mais da metade (52,5%) da produção nacional. Os grãos e as frutas (banana e laranja, principalmente) cultivados para a exportação são os que possuem maior valor agregado.

São Paulo continua sendo o estado que mais produz no Brasil. Essa região do Sudeste cresceu 40% no ano de 2010 em relação a 2009. Isso corresponde a 32,9% da produção nacional. Todas as informações sobre a produção agrícola nacional encontram-se no site do IBGE, no link Produção Agrícola Municipal (PAM) 2010.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?