WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Processo de controle reprodutivo na inseminação artificial em tempo fixo

Os benefícios incluem a indução da ciclicidade em parte dos animais em anestro e a concentração dos nascimentos para o final da seca, momento de menor perda por doenças

Processo de controle reprodutivo na inseminação artificial em tempo fixo

A IATF – Inseminação Artificial em Tempo Fixo, pode ser definida como um processo reprodutivo de tempo pré-determinado, sem observação do cio, após um tratamento hormonal, visando a sincronização do momento de ovulação para a obtenção de alta taxa de concepção.

Para melhor entender, é preciso conhecer a motivação que levou ao desenvolvimento dessa tecnologia. Primeiro, considere que a inseminação artificial convencional vem sendo usada comercialmente há muitos anos no Brasil. Contudo, a ineficiência na detecção dos cios, nos bovinos da espécie Bos indicus e seus cruzamentos, e o longo intervalo para o aparecimento do primeiro aluamento pós-parto, têm limitado o crescimento da adoção dessa técnica.

A inovação do tempo fixo tem o objetivo de melhorar a eficiência da inseminação, com relação à detecção correta do estro e uma maior praticidade no manejo para a reprodução. “A principal vantagem é permitir que os animais sejam inseminados sem observação de cio, dispensando a necessidade do deslocamento de funcionários para essa atividade e do manejo de trazer diariamente animais a serem inseminados para o curral durante todo o ano ou toda a estação de monta”, afirma o professor Luís Fonseca Matos, do Curso CPT Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo.

Sabe-se que esse manejo diário, além de acarretar perda de peso dos animais, aumenta as chances de acidentes no curral e ocupa a mão-de-obra que poderia ser utilizada em outras atividades. Outros benefícios incluem a indução da ciclicidade em parte dos animais em anestro, a concentração dos nascimentos para o final da seca, momento de menor perda por doenças, e a intensificação do melhoramento genético.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


Conheça os Cursos a Distância CPT da área Medicina Veterinária.
Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!