
A professora Luciana Moraes ministrou uma palestra sobre primeiros socorros aos colaboradores do CPT.
Para o encerramento da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes, promovida pela empresa CPT – Centro de Produções Técnicas aos seus colaboradores, foi discutido o assunto primeiros socorros. A convidada foi a professora da Univiçosa, Luciana Moraes, enfermeira especialista em urgência e emergência.
O tema da palestra foi “Como agir corretamente na hora de enfrentar situações de emergência e urgência”. O primeiro ponto é entender a diferença desses dois conceitos. A urgência é uma condição grave em que alguém se encontra, mas não perigosa. Por isso, a vítima pode aguardar de 20 minutos até 2 horas, se for preciso, uma vez que não está correndo risco de morte.
O atendimento emergencial é o potencialmente grave, ameaçador, pois traz perigo de morte. Sendo um caso ou o outro, esse é um socorro prestado provisoriamente e imediatamente, sendo necessário o atendimento médico posteriormente.
Para quem vai prestar o socorro, o mais importante é ter cautela, tranquilidade e paciência. A segurança pessoal também é imprescindível. “Não dá para salvar alguém se com essa atitude você irá colocar a sua vida em risco também”, declara a professora Moraes.
No evento, além de todos os conceitos, os colaboradores do CPT puderam aprender como realizar os primeiros socorros a vítimas de intoxicação; feridas e traumas; choque elétrico; desmaios e crises epiléticas; e engasgamento.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.