A primeira geração de mudas de cana-de-açúcar transgênica é tolerante à seca e foi desenvolvida pela Embrapa Agroenergia. O gene DREB2A foi selecionado em laboratório. Nos próximos três meses, as plantas passarão por processo de multiplicação e avaliação. Depois disso, as que apresentarem bom desempenho agronômico e em relação às características poderão passar para a análise de campo e aprovação junto ao Comitê Técnico Nacional de Biossegurança (CTNBio).
Para chegar à cana transgênica, as pesquisas começaram em 2008. Além da Embrapa Agroenergia, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia também faz parte do estudo. Os laboratórios desta possuem a certificação exigida pelo CTNBio para estudar organismos modificados geneticamente.
O objetivo do trabalho é desenvolver variedades resistentes à seca, que podem viabilizar a produção de cana-de-açúcar em áreas tradicionalmente sem umidade, mas que tenham potencial para a cultura. De um modo geral, as zonas de expansão da cana possuem solos pouco férteis, temperaturas muito altas e poucas precipitações.
O estudo recebe o apoio do Centro Internacional de Pesquisas para Ciências Agrárias do Japão (Japan Internacional Research Center for Agricultural Sciences – JIRCAS), instituição ligada ao governo japonês. A tecnologia poderá servir como uma opção para um bom desempenho da cana-de-açúcar para aumentar a produção da planta no Brasil.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Pedro Luiz Pessoa de Melo Neto
27 de mar. de 2013Trabalho há 40 anos em Usina de Açúcar no Nordeste, em Pernambuco, zona da Mata Norte onde a precipitação como deste ano(2013) é 50% inferior a média. Isto causa muita perda de safra quase que constantemente. A nossa esperança é poder plantar a cana transgênica para que possamos sobreviver. Gostaríamos em saber quando a Embrapa irá disponibilizar as mudas. Atenciosamente Pedro Luiz

Resposta do Portal Cursos CPT
28 de mar. de 2013Olá, Pedro Luiz!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Recomendamos que entre em contato com a Embrapa de sua cidade ou região para mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos