
Graça Foster afirmou que refinarias podem produzir mais etanol e diesel. Foto: Agência Petrobrás de Notícias.
A presidente da Petrobras, Maria da Graça Foster, declarou que o etanol é a melhor solução para a gasolina. Para ela, o retorno da porcentagem de etanol adicionado à gasolina para 25% reduziria a necessidade de importação do combustível. A declaração foi feita durante um evento realizado ontem pela revista The Economist.
Atualmente, a participação do etanol na mistura com a gasolina é de 20%. O aumento pode acontecer a partir do ano que vem, de acordo com informações do próprio setor sucroalcooleiro. A princípio, os produtores poderiam ter problemas com a alta dos preços. Mas, segundo a União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica), com o tempo, a própria demanda, além de incentivos dados pelo governo, ajustaria os preços e a produção.
Graça Foster afirmou que as refinarias brasileiras possuem capacidade para produzir outros combustíveis, como o diesel e o etanol, que poderiam ajudar a reduzir a importação de gasolina. Ela destacou que, ao produzir gasolina, o Brasil deixa de produzir outros derivados importantes. Assim, ela acredita que a produção de etanol é a melhor forma de resolver o problema do suprimento do combustível.
A Petrobras pretende incentivar a produção de diesel e etanol, já que não consegue suprir a demanda por combustíveis. O preço deles foi aumentado em junho, mas mesmo assim a empresa não repassa todo o preço do produto que é importado. Por outro lado, o governo teme que o aumento da produção de etanol crie um efeito inflacionário.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.