O preço é a parte crucial do mix de marketing, pois tem que levar o cliente a comprar o produto em volume suficiente para que se obtenha lucro. É também o elemento mais flexível, pois pode ser mudado rapidamente.
Encontrar um preço justo é uma das funções do marketing. A professora Mitsue Watanabe, no curso Marketing para Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que “para isso, é preciso se basear em três critérios: os preços praticados pela concorrência; a demanda e os custos de produção”.
Dos critérios citados, a empresa só tem controle sobre o valor dos custos, por isso é preciso saber dominar os gastos, a fim de ter uma margem de lucro suficiente e poder competir com os preços do mercado. Lembre-se, sempre, que os consumidores não compram um produto só porque ele é barato, compram por ser necessário.
Ofereça mais valor que preço. “Ofertas baseadas em preços vão atrair consumidores sensíveis ao preço e que já compram seu produto. Mas se forem baseadas no valor, poderão atingir consumidores que ainda não perceberam que precisam do item”, explica a professora Watanabe.
Ofereça economia de tempo e esforço, e vantagens sobre os produtos da concorrência, em termos de qualidade, beleza e status. O produto deve representar um bom investimento para o consumidor e isso deve ficar claro para ele.
Por: Clara Peron.
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