
Paranaguá registrou recorde nos preços dos embarques de soja este ano. Foto: Ministério da Agricultural.
Segundo levantamento da Scot Consultoria, houve um crescimento de 45,8% do preço da soja embarcada no porto de Paranaguá-PR nos seis primeiros meses do ano. A saca de 60kg está cotada em R$ 70 cada.
Em comparação a junho do ano passado, a cotação de junho desse ano está 47,4% maior. A grande alta dos preços está contrariando o efeito safra, previsto no mercado quando uma grande safra, ou seja, uma grande oferta, resulta em uma queda nos preços.
De acordo com a empresa de consultoria, a expectativa é de que a área plantada com soja cresça no Brasil para a safra 2012/2013, já que a demanda tem crescido constantemente e os preços se mantido altos.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) fez uma revisão negativa das condições da lavoura de soja do país. A porcentagem da safra norte-americana de 2012/2013 que foi prevista como boa ou excelente passou de 56% para 53%. Os EUA e o Brasil são dois dos maiores produtores mundiais de soja. A queda da qualidade das lavouras norte-americanas deve beneficiar as exportações brasileiras.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.