
51% dos entrevistados consideram o atendimento como fator mais importante na realização de uma compra.
É claro que o consumidor, antes de adquirir um produto, pesquisa, pechincha e busca boa qualidade, porém, o que mais tem atraído os clientes é o bom atendimento. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial constatou que 51% dos entrevistados consideram este como fator mais importante na realização de uma compra.
Uma loja com vendedores despreparados, então, sai perdendo. Mesmo que ofereça produtos com preços competitivos e alta qualidade, não conquista os consumidores, que não voltam ao estabelecimento quando não são bem atendidos, segundo 76% dos pesquisados.
Algumas empresas reservam, a cada ano, 25% do tempo de seus vendedores para treinamento adicional. O gasto que a organização tem com a capacitação de colaboradores compensa o ônus de se colocar um funcionário sem conhecimento, desatualizado, ou sem tato para lidar com o público, para vender seus produtos.
O treinamento tanto pode ser orientado para a venda, cujas técnicas são voltadas para a valorização do produto, quanto para a solução dos problemas do cliente. O professor Pedro Moreira, no curso Treinamento de Atendente de Loja, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, comenta que “no último caso, o atendente se capacita a ouvir e identificar as necessidades de seus clientes. Melhor do que saber apresentar o produto, é analisar as necessidades do consumidor e descobrir oportunidades para a loja”.
A pesquisa também revelou que são considerados bons vendedores aqueles que não são insistentes, não sufocam o comprador. Além disso, as pessoas preferem os que sabem dar boas informações sobre os produtos.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.