WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

PPHO tem papel relevante na garantia da segurança alimentar

Ocorrência de doenças de origem alimentar é um dos problemas que mais afligem os responsáveis pela qualidade das mercadorias comestíveis comercializadas

É recomendável que todas as indústrias de laticínios implantem o ppho.

Procedimento Padrão de Higiene Operacional – PPHO - são ações que devem ser desenvolvidas, implantadas e monitorizadas, visando estabelecer a forma rotineira pela qual o estabelecimento industrial evitará a contaminação direta ou cruzada e a adulteração do produto. Fazendo o uso dessas normas, o laticínio preserva a qualidade e a integridade das suas mercadorias, por meio da higiene antes, durante e depois das operações industriais. São práticas simples e de baixo custo, que, normalmente, aumentam o rendimento dos produtos e melhoram sua qualidade.

É recomendável que todas as indústrias de laticínios o implantem, mesmo que não estejam sob o regime de Inspeção Federal, uma vez que precisam preservar a pureza e a inocuidade microbiológica dos alimentos. De acordo com o especialista e consultor em laticínios, Juliano Gomide Souza, além da higiene industrial, que auxilia na obtenção de um produto com melhor qualidade nutricional e sensorial, o ppho tem papel relevante na garantia da segurança alimentar.

“Além dos aspectos econômicos e comerciais,  a produção de alimentos seguindo procedimentos adequados de higienização viabiliza uma boa condição higiênico-sanitária, não oferecendo quaisquer riscos à saúde do consumidor”, diz Juliano Gomide, no curso Instalação de Queijaria e Controle de Qualidade, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, do qual ele é o professor e coordenador responsável.

Uma das consequências mais graves da má higienização é a possível ocorrência de doenças de origem alimentar. Cerca de 200 doenças podem ser veiculadas pela comida. Elas são provocadas por bactérias, fungos, vírus, parasitas, agentes químicos e substâncias tóxicas de origem animal ou vegetal. As bactérias representam o grupo de maior importância, sendo responsáveis pela ocorrência de cerca de 70% dos surtos e 90% dos casos.

Segundo o professor Juliano Gomide, “a finalidade da higienização na indústria de laticínios é, basicamente, a conservação de um estado perfeito das instalações industriais, a manutenção das condições higiênicas das superfícies que entram em contato com os alimentos, a análise das gorduras e proteínas, como também dos microrganismos deterioradores e patogênicos”.

Confira, no vídeo, os nove pontos básicos para se estruturar o plano PPHO.

Por: Ariádine Morgan

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?