
“O fato de se trabalhar diretamente com carnes, carvão e churrasqueira não deve ser argumento para estar com uniforme sujo e mal cuidado”.
Na churrascaria, o profissional cuja função é o preparo das carnes é o principal responsável pelo sucesso do empreendimento. Se o churrasqueiro consegue deixar o cliente satisfeito não apenas com o sabor do churrasco, mas também com a forma como ele é servido, os acompanhamentos, os molhos, as informações, as sugestões e o atendimento, o reconhecimento é certo.
Para ser considerado um bom colaborador, em qualquer ramo de atuação, é importante cuidar do visual e vestir-se adequadamente. O professor gastrônomo, Mário Augusto Vieira, diz que “o fato de se trabalhar diretamente em contato com carnes, carvão e churrasqueira não deve ser argumento para estar com uniforme sujo e mal cuidado”.
Coordenador do curso Treinamento de Churrasqueiro, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor também apresenta pontos como pontualidade, cordialidade, atenção, concentração e aprimoramento como intrínsecos à profissão.
Além desses cuidados, o churrasqueiro, como manipulador dos alimentos, precisa estar consciente que um simples descuido na preparação poderá resultar no surgimento de condições favoráveis ao desenvolvimento de microrganismos.
O professor Vieira ensina que as carnes podem ser acondicionadas de duas maneiras: refrigeradas ou congeladas. “Para refrigerar, deverão ser mantidas em temperaturas variando entre zero e quatro graus, sendo recomendado o consumo em até três dias. Os produtos congelados precisam estar em temperaturas inferiores a zero grau, mas o descongelamento necessita ser feito em uma temperatura de aproximadamente 12ºC, podendo-se usar a geladeira para isso”.
O tempo recomendado para a carne permanecer congelada dependerá da temperatura de armazenamento. De zero a cinco graus negativos, pode ficar por dez dias. Com as temperaturas de cinco a dez graus negativos, conservará por 20 dias. Para deixar por trinta dias, a temperatura deve estar entre dez e 20 graus negativos. Abaixo desse valor o consumo pode ser feito em até 90 dias.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.