
No sul do Estado de Minas Gerais, medidas drásticas têm sido tomadas a fim de contornar os efeitos negativos causados pela terrível estiagem, nas lavouras de café. Trata-se da poda radical dos cafezais, que apesar de diminuir a colheita na próxima safra, recuperará os prejuízos em 2016. Segundo os cafeicultores da região, melhor colher pouco em 2015 que nada colher nos anos seguintes.
A medida, para evitar mais prejuízos nas lavoura de café, exige ainda a contratação de um profissional devidamente capacitado para arrancar os brotos que não foram arrancados com a poda. Este profissional, por sua vez, deverá estar apto o suficiente para saber qual broto deverá ser arrancado dos pés (para não prejudicar o desenvolvimento da planta) e qual deverá permanecer.
Entre os efeitos da seca causados nas lavouras de café, citam-se plantas murchas, troncos não desenvolvidos, grande perda de folhas e, principalmente, o alto preço dos grãos quando comparado ao preço da saca de 2013.
Conheça o Curso CPT Passo a Passo para se Obter Café de Qualidade.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: G1/Globo Rural.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.