WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Poda programada

A realização da poda acelera a eliminação dos ramos pouco produtivos, dando melhores condições de desenvolvimento e produção para a planta

 

A poda programada que é uma tecnologia com grande resposta produtiva no cultivo econômico

 

A poda é o ato de se retirar partes da planta, arbusto ou árvore, cortando-se ramos, rama ou braços inúteis. É uma forma artificial que modifica a aparência e faz com que a planta cresça de forma ordenada.

A poda programada consiste na eliminação das hastes verticais e dos ramos horizontais improdutivos para que no lugar deles nasçam outros mais novos. Nesse processo os ramos enfraquecidos e o excesso de brotações, também são eliminados.

Existem algumas técnicas para que o produtor rural possa realizar esse trabalho de maneira adequada. Uma delas é a poda programada, que é uma tecnologia agronômica com grande resposta produtiva no cultivo econômico, principalmente do café. É capaz de eliminar até 30% de mão-de-obra na lavoura.

Para a prática da poda é necessário uma padronização na condução da planta, após o plantio e nos dois primeiros anos da lavoura, recomenda-se a desbrota. Após a primeira, segunda e terceira colheitas, deve-se retirar os ramos horizontais que atingiram cerca de 70% da produção.

O professor Romário Gava Ferrão coordenador do Curso Como Produzir Café Conilon, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que após colheitas sucessivas, os ramos produtivos reduzem seu vigor, não havendo crescimento compensatório para a manutenção de produtividade satisfatórias, tornando-se necessária a realização da poda para acelerar a eliminação dos ramos pouco produtivos.

Pontos importantes precisam ser levados em conta na hora de decidir quando podar a lavoura. O histórico de produtividade, idade da planta, estado vegetativo, estado nutricional, espaçamento, tipo de cultura, situação da propriedade são alguns. Não podemos esquecer que tudo deve ser feito visando oferecer às plantas as melhores condições de desenvolvimento e produção.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!