WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Plástico verde pode ser produzido a partir da cana-de-açúcar

O bioplástico elaborado a partir dos resíduos da cana, os chamados "bagaços", evita a emissão de dióxido de carbono na atmosfera

A maior parte da produção de bioplástico é feita a partir do etanol da cana-de-açúcar.

Não conseguimos imaginar o mundo sem o plástico. Ele está presente em todos os momentos da nossa vida.  É matéria-prima para a fabricação de vários objetos como sacolas, vasos, embalagens, bijuterias, roupas, sapatos, entre outros. O plástico convencional é produzido com petróleo, que além da alta taxa de poluição, é uma fonte que está se esgotando.

Atualmente, órgãos governamentais e instituições de pesquisas têm buscado alternativas para a fabricação do plástico “verde” ou bioplástico. A maior parte de sua produção é feita a partir do etanol da cana-de-açúcar, mas pode também ser utilizado matérias-primas como trigo, milho, batata e óleo vegetal.

O bioplástico procedente a partir de resíduos da cana-de-açúcar, os chamados “bagaços”, evita a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, que seria causado por sua queima. Este produto  possui propriedades idênticas às do convencional.

Para Luiz Antônio de Bastos Andrade, professor do curso Cultivo de Cana-de-açúcar, organizado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, a procura de produtos feitos a partir do plástico “verde” é cada vez maior. Os benefícios que eles proporcionam ao meio ambiente, trazem uma ótima oportunidade aos produtores de cana, tanto por utilizarem um produto que é “jogado fora”, quanto por ajudar na preservação da natureza.

Vários lugares no mundo tomam atitudes para acabar, principalmente, com o uso de sacolas plásticas convencionais. Em São Francisco, nos EUA, é proibido o uso em supermercados e farmácias. Na Europa, os clientes pagam pelo uso dessas sacolas.

No Brasil, na capital mineira, o comércio já não distribui as sacolas plásticas. Essa ação, que é uma lei, entrará em vigor também em São Paulo e Porto Alegre, a partir do dia primeiro de janeiro de 2012.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

David Antônio Vasco

27 de abr. de 2021

Gostaria de ter mais informações sobre os sub-produtos da cana de açúcar

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de abr. de 2021

Olá, David 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?