O plano de negócios é uma forma de pensar sobre a viabilidade de se iniciar um negócio ou sobre o futuro do negócio: aonde ir, como ir mais rapidamente, o que fazer durante o caminho para diminuir as incertezas e os riscos.
Ele descreve um negócio, os motivos da existência da oportunidade que o mercado oferece para realizá-lo, como o empreendedor pretende agarrá-la e como buscar e gerenciar os recursos para aproveitá-la.
O plano é mais um processo do que um produto. É dinâmico, vivo e deve ser sempre atualizado. Não deve ser confundido com a empresa. Não é o negócio, mas a sua descrição.
O plano de negócios pode indicar que o empreendimento tem grande potencial de sucesso, mas também pode dar evidências de que o que se propõe realizar é irreal ou inviável, que existem obstáculos jurídicos ou legais intransponíveis, que os riscos são incontroláveis ou que a rentabilidade é aleatória ou insuficiente para garantir a sobrevivência da empresa ou do novo negócio. Pode sugerir também que o empreendimento seja adiado.
Ele é um instrumento de negociação interna e externa para administrar a interdependência com sócios, empregados, financiadores, incubadoras, clientes, fornecedores, bancos, entre outros.
Serve também como apoio para a obtenção de financiamento, empréstimos, de persuasão de novos sócios, de controle interno, de integração da equipe e envolvimento dos empregados e colaboradores.
Quem são os “clientes” do plano de negócios?
- o próprio empreendedor
- sócios e empregados;
- sócios em potencial;
- parceiros em potencial (distribuidores, representantes);
- órgãos governamentais de financiamento, bancos, capitalistas de risco (para obtenção de recursos de qualquer fonte);
-grandes clientes atacadistas, distribuidores, franqueados.
Quais as aplicações de um plano de negócios?
- Lançamento de produto;
- Inauguração de Unidade;
- Início de operação;
- Fusão ou compra;
- Capitalização financeira;
- Lançamento de ações;
- Criação de novas empresas;
- Revitalização da empresa.
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