WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Plano alimentar é a resposta para alimentação saudável dos diabéticos

Fazer mudanças no hábito alimentar favorece o melhor controle metabólico e previne complicações

 

Dietas que restringem a maior parte dos alimentos, além de nutricionalmente inadequadas, são uma tortura e dificilmente seguidas integralmente pelo paciente.

 

A educação alimentar é um dos pontos fundamentais para o tratamento do diabetes mellitus. Não é possível um controle metabólico sem uma alimentação adequada. Nos últimos anos, houve consideráveis modificações nas recomendações nutricionais para os diabéticos. Planos alimentares baseados na avaliação nutricional e no estabelecimento de objetivos terapêuticos, levando em consideração aspectos nutricionais, médicos e psicossociais, substituíram as dietas com distribuição calórica padronizada dos macronutrientes.

O objetivo geral da orientação nutricional é auxiliar o indivíduo a fazer mudanças em seus hábitos alimentares, favorecendo melhor o controle metabólico. De acordo com a professora Rose Pereira de Deus, no curso Alimentação Saudável para Diabéticos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o plano alimentar deve visar o controle metabólico e prevenir complicações. Ele é individualizado, ou seja, precisa atender às necessidades de acordo com a idade, o sexo, o estado fisiológico, a atividade física, as doenças intercorrentes, os hábitos sócio-culturais, a situação econômica e a disponibilidade de alimentos”.

Ser nutricionalmente adequado também é uma recomendação da professora, especialista em alimentação natural e funcional. Para ela, as dietas que restringem a maior parte dos alimentos, além de nutricionalmente inadequadas, são uma tortura e dificilmente seguidas integralmente pelo paciente.

Segundo a nutricionista Cristiane do Nascimento, também coordenadora do curso Alimentação Saudável para Diabéticos, “a soja é um excelente alimento do ponto de vista nutricional. Ela é rica em fibras, substâncias capazes de exercer um importante papel na regulação dos níveis de glicose no sangue, pois retardam sua absorção e é essa redução da velocidade que auxilia no controle da diabetes”.

A terapia nutricional ainda contribui para a normalização da glicemia e diminui os fatores de risco cardiovascular. Além disso, fornece calorias suficientes para a obtenção e, ou, manutenção do peso corpóreo saudável, previne complicações agudas e crônicas e promove a saúde por meio da nutrição adequada.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?