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Planilha de custo projeta faturamento nos negócios

Conseguir cobrir todos os custos é indispensável, mas o que é desejável e inerente a todo negócio é o lucro

A relação entre custos é uma etapa essencial para a análise de formação de preços e projeção de lucros.

Uma das principais funções da administração financeira consiste em fornecer subsídios para a tomada de decisões. Nesse sentido, identificar e distinguir os gastos, conforme sua oscilação em variáveis e fixos, torna-se muito mais importante do que a mera separação entre custos e despesas, por exemplo.

A relação entre custos é uma etapa essencial para a análise de formação de preços e projeção de lucros obtidos em diversos níveis possíveis de produção e vendas.  O ponto de equilíbrio se alcança com a seguinte fórmula: PECq = Gastos Fixos/(Preço – Gastos Variáveis Unitários). O valor encontrado será o volume, em unidades ou valor monetário, de vendas necessárias para cobrir todos os custos, sendo o lucro zero.

Conseguir cobrir todos as despesas é indispensável, mas o que é desejável e inerente a todo negócio é o lucro. Por isso, a previsão de vendas deve estar consoante com o plano de marketing. O professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, dá algumas dicas para o empreendedor realizar suas projeções.

“Faça o estudo do mercado, ou seja, verifique o faturamento dos negócios semelhantes ao seu. Analise também o faturamento nos períodos anteriores e o potencial das transações financeiras. Pense nas estratégias mercadológicas a serem adotadas e as condições ambientais que permeiam seu negócio”, diz o professor.

Lembre também que o volume de vendas projetado influenciará todo o empreendimento e, devido a isso, nunca deve ser feito de qualquer forma. Faça estimativas baseadas em dados reais e não “chutes” ou “futurologia”. A previsão de vendas é um ponto crítico no planejamento estratégico. De acordo com o professor Hélvio Tadeu, “caso ocorra muita dificuldade, retorne ao mercado e faça levantamentos mais aprofundados”.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Como Administrar Pequenas Empresas

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