
Uma das limitações no processo de gerenciamento de propriedades rurais é a ausência de um planejamento pautado em informações compatíveis com o tamanho da área. Ao tomar uma decisão, muitas vezes, o produtor é levado pelo instinto e pelas possibilidades perceptíveis ao mesmo, como a linha de produção do vizinho, o produto que está com maior demanda no mercado, o manejo que o pai utilizava, entre outros.
Entretanto, para se entender todas as variáveis relacionadas ao processo produtivo, é preciso saber bem mais que isso. Há necessidade de conhecer diversos fatores e condições, bem como a interdependência entre eles, uma vez que, em uma propriedade rural, estão envolvidos fatores como clima, solo, vegetação, aspecto sócio-econômico da região, mercado, clientes, produtos, patrimônio e outros.
Para o professor Dr. João Luiz Lani, no curso Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o planejamento estratégico é a base do conhecimento e do gerenciamento eficiente de propriedades rurais, pois permite a definição de metas de produção, a partir da base de conhecimento integral da propriedade, destacando os pontos positivos e negativos da mesma e apontando meios para gerenciá-la”.
O objetivo do planejamento estratégico é apresentar caminhos que devem ser seguidos para planejar, implantar ou criar uma nova rota, quando necessário. “O estudo mostra técnicas que facilitam o conhecimento das características ambientais de uma propriedade, dando aos solos usos mais adequados”, acrescenta o professor Dr. Sérvulo B. de Rezende, também coordenador técnico do curso.
Para fazer um planejamento eficiente, o produtor deve considerar os seguintes passos: primeiro, definir quais serão as atividades básicas trabalhadas na propriedade. Em seguida, deve fazer um diagnóstico geral do imóvel, para conhecer sua área de trabalho. O próximo passo é definir a sua missão. Depois disso, estará pronto para conceber o projeto, concentrando-se em uma gestão pautada em informações técnicas integrais da propriedade.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.