WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Planejamento estratégico de propriedades rurais é base para um gerenciamento eficiente

Uso da propriedade rural é otimizado ao se fazer um estudo completo da área

O planejamento estratégico apresenta caminhos que devem ser seguidos para planejar, implantar ou criar uma nova rota.

 

O planejamento estratégico apresenta caminhos que devem ser seguidos para planejar, implantar ou criar uma nova rota.

 

Uma das limitações no processo de gerenciamento de propriedades rurais é a ausência de um planejamento pautado em informações compatíveis com o tamanho da área.  Ao tomar uma decisão, muitas vezes, o produtor é levado pelo instinto e pelas possibilidades perceptíveis ao mesmo, como a linha de produção do vizinho, o produto que está com maior demanda no mercado, o manejo que o pai utilizava, entre outros.

Entretanto, para se entender todas as variáveis relacionadas ao processo produtivo, é preciso saber bem mais que isso. Há necessidade de conhecer diversos fatores e condições, bem como a interdependência entre eles, uma vez que, em uma propriedade rural, estão envolvidos fatores como clima, solo, vegetação, aspecto sócio-econômico da região, mercado, clientes, produtos, patrimônio e outros.

Para o professor Dr. João Luiz Lani, no curso Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o planejamento estratégico é a base do conhecimento e do gerenciamento eficiente de propriedades rurais, pois permite a definição de metas de produção, a partir da base de conhecimento integral da propriedade, destacando os pontos positivos e negativos da mesma e apontando meios para gerenciá-la”.

O objetivo do planejamento estratégico é apresentar caminhos que devem ser seguidos para planejar, implantar ou criar uma nova rota, quando necessário. “O estudo mostra técnicas que facilitam o conhecimento das características ambientais de uma propriedade, dando aos solos usos mais adequados”, acrescenta o professor Dr. Sérvulo B. de Rezende, também coordenador técnico do curso.

 Para fazer um planejamento eficiente, o produtor deve considerar os seguintes passos: primeiro, definir quais serão as atividades básicas trabalhadas na propriedade. Em seguida, deve fazer um diagnóstico geral do imóvel, para conhecer sua área de trabalho. O próximo passo é definir a sua missão. Depois disso, estará pronto para conceber o projeto, concentrando-se em uma gestão pautada em informações técnicas integrais da propriedade.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?