WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Planejamento estratégico de propriedades rurais: como fazer em 6 passos

O planejamento estratégico é a base do conhecimento e do gerenciamento eficiente das propriedades rurais

É fundamental que o produtor rural faça um planejamento com bases em informações sólidas

É fundamental que o produtor rural faça um planejamento com bases em informações sólidas

Com um planejamento estratégico eficiente, o produtor rural toma decisões que resultam em vantagem competitiva e, consequentemente, lucratividade. É importante que ele conheça uma infinidade de fatores e condições, como clima, solo, vegetação, aspecto socioeconômico da região, mercado, tendências, clientes, produtos, patrimônio, entre outros.

Assim, podemos dizer que o planejamento estratégico é a base do conhecimento e do gerenciamento eficiente nas propriedades rurais, pois permite a definição de metas de produção, a partir do conhecimento geral da propriedade, de forma a evidenciar os pontos positivos e negativos desta, bem como os meios eficazes de gerenciá-la.

Planejamento estratégico

Planejar significa projetar um trabalho, serviço ou empreendimento mais complexo. É a determinação dos objetivos ou metas de um empreendimento, como também a coordenação de meios e recursos para atingi-los. O professor Doutor João Luiz Lani, coordenador do curso Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que, no meio rural, tal planejamento é o ato de conhecer as características ambientais da propriedade, tomando o solo como elemento estratificado de ambientes, dando a este o uso mais adequado.

Passo a passo do planejamento estratégico

Para se fazer um planejamento estratégico eficiente, o produtor deve ter em mente seis fases sequenciais e interligadas, a saber:

1° passo: escolha das atividades

Para iniciar o planejamento, o produtor deve saber primeiro onde quer chegar. Ele deve conhecer todas as tendências de mercado, para definir claramente quais serão as atividades nas quais irá atuar.

2° passo: diagnóstico

No diagnóstico geral da propriedade, deve conter uma identificação das classes de solos, tipologias florestais e qualidade da água existente

No diagnóstico geral da propriedade, deve conter uma identificação das classes de solos, tipologias florestais e qualidade da água existente

O produtor deve fazer um diagnóstico geral da propriedade, a fim de conhecer profundamente a sua área de trabalho; feito tal diagnóstico e já sabendo quais são suas restrições e possibilidades, ele deve definir a missão de sua propriedade rural. Deve constar nesse diagnóstico os seguintes itens:
- levantamento planialtimétrico, identificando os principais usos da terra e as construções já existentes;
- identificação das classes de solos e as tipologias florestais;
- avaliação da qualidade da água existente na propriedade.

3° passo: missão

O terceiro passo é responsável por definir o núcleo central do empreendimento e nortear as atividades, de forma a mostrar qual o caminho a ser seguido para atingir os objetivos do produtor. A missão deve ser clara e sintetizar tudo aquilo que se pretende com a empresa rural.

4° passo: vantagens competitivas

Nesse passo, o produtor vai realizar uma análise criteriosa para identificar as vantagens e desvantagens que a sua empresa rural possui.

5° passo: projetos

Para elaborar os projetos de execução, o produtor necessita de todas as informações de sua propriedade e do contexto socioeconômico regional. Com todas as informações disponíveis, elaboram-se os projetos de infraestrutura geral e de cada unidade necessária ao empreendimento.

6° passo: gestão

O sistema organizacional e administrativo é definido a partir do estabelecimento dos setores, do pessoal e das bases comerciais, que devem estar associadas à gestão da informação. A empresa rural deve concentrar o seu foco em uma ou duas atividades, pois o aumento do número destas ocasiona em uma divisão natural de esforços que, por consequência, diminui a capacidade produtiva.

O CPT – Centro de Produções Técnicas conta uma vasta área de curso sobre administração rural. Confira!

 

Por: Beatriz Lázia

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

José Bruno

8 de mar. de 2013

Curso realmente importante para gerenciar as atividades de uma fazenda.... Pretendo adquirir o quanto antes

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de mar. de 2013

Olá, José!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com você.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?