Com um planejamento estratégico eficiente, o produtor rural toma decisões que resultam em vantagem competitiva e, consequentemente, lucratividade. É importante que ele conheça uma infinidade de fatores e condições, como clima, solo, vegetação, aspecto socioeconômico da região, mercado, tendências, clientes, produtos, patrimônio, entre outros.
Assim, podemos dizer que o planejamento estratégico é a base do conhecimento e do gerenciamento eficiente nas propriedades rurais, pois permite a definição de metas de produção, a partir do conhecimento geral da propriedade, de forma a evidenciar os pontos positivos e negativos desta, bem como os meios eficazes de gerenciá-la.
Planejamento estratégico
Planejar significa projetar um trabalho, serviço ou empreendimento mais complexo. É a determinação dos objetivos ou metas de um empreendimento, como também a coordenação de meios e recursos para atingi-los. O professor Doutor João Luiz Lani, coordenador do curso Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que, no meio rural, tal planejamento é o ato de conhecer as características ambientais da propriedade, tomando o solo como elemento estratificado de ambientes, dando a este o uso mais adequado.
Passo a passo do planejamento estratégico
Para se fazer um planejamento estratégico eficiente, o produtor deve ter em mente seis fases sequenciais e interligadas, a saber:
1° passo: escolha das atividades
Para iniciar o planejamento, o produtor deve saber primeiro onde quer chegar. Ele deve conhecer todas as tendências de mercado, para definir claramente quais serão as atividades nas quais irá atuar.
2° passo: diagnóstico

No diagnóstico geral da propriedade, deve conter uma identificação das classes de solos, tipologias florestais e qualidade da água existente
O produtor deve fazer um diagnóstico geral da propriedade, a fim de conhecer profundamente a sua área de trabalho; feito tal diagnóstico e já sabendo quais são suas restrições e possibilidades, ele deve definir a missão de sua propriedade rural. Deve constar nesse diagnóstico os seguintes itens:
- levantamento planialtimétrico, identificando os principais usos da terra e as construções já existentes;
- identificação das classes de solos e as tipologias florestais;
- avaliação da qualidade da água existente na propriedade.
3° passo: missão
O terceiro passo é responsável por definir o núcleo central do empreendimento e nortear as atividades, de forma a mostrar qual o caminho a ser seguido para atingir os objetivos do produtor. A missão deve ser clara e sintetizar tudo aquilo que se pretende com a empresa rural.
4° passo: vantagens competitivas
Nesse passo, o produtor vai realizar uma análise criteriosa para identificar as vantagens e desvantagens que a sua empresa rural possui.
5° passo: projetos
Para elaborar os projetos de execução, o produtor necessita de todas as informações de sua propriedade e do contexto socioeconômico regional. Com todas as informações disponíveis, elaboram-se os projetos de infraestrutura geral e de cada unidade necessária ao empreendimento.
6° passo: gestão
O sistema organizacional e administrativo é definido a partir do estabelecimento dos setores, do pessoal e das bases comerciais, que devem estar associadas à gestão da informação. A empresa rural deve concentrar o seu foco em uma ou duas atividades, pois o aumento do número destas ocasiona em uma divisão natural de esforços que, por consequência, diminui a capacidade produtiva.
O CPT – Centro de Produções Técnicas conta uma vasta área de curso sobre administração rural. Confira!
Por: Beatriz Lázia
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

José Bruno
8 de mar. de 2013Curso realmente importante para gerenciar as atividades de uma fazenda.... Pretendo adquirir o quanto antes

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de mar. de 2013Olá, José!
Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em contato com você.
Atenciosamente,
Natália Parzanini Brum