
São basicamente cinco os planejamentos: mercadológico, financeiro, de produção, recursos humanos e organizacional.
Planejar envolve basicamente duas atividades, pensar e agir. O risco de uma decisão diminui, à medida que se faz uma boa análise de mercado. Assim, o planejamento, para ser bem feito, deve fazer parte da agenda de todos dentro da empresa. Além de ser flexível, simples e contínuo.
Para que seja completo, é preciso traçar o que, quando, como e quem vai fazer cada coisa, bem como ter um sistema de acompanhamento e controle. Ele aumenta em complexidade conforme o tamanho da empresa. Grandes organizações têm um departamento exclusivo para planejar suas ações. As pequenas não necessitam de algo tão complexo, mas nem por isso podem deixar de se orientar.
São basicamente cinco os planejamentos necessários para uma boa gestão empresarial: mercadológico, financeiro, de produção, de recursos humanos e organizacional. O primeiro conduz a empresa na atuação no mercado. Define a política de produtos e serviços, de preços, o plano de promoção e vendas, a pesquisa mercadológica, fidelização de clientes, entre outros.
O planejamento financeiro trata do controle de todos os custos de produção e despesas de comercialização, como o plano de investimentos, compras, controle de estoques, fluxo de caixa, além de traçar indicadores econômico-financeiros. O de produção, por sua vez, responsabiliza-se pelo controle de qualidade, a aquisição de matéria-prima e expedição de produtos. Já o organizacional elabora o plano diretor de sistemas, de estrutura legal, e de comunicações.
O professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no curso Como Administrar Pequenas Empresas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, destaca o planejamento de recursos humanos. “Esse apropria-se dos estudos acerca da gestão do conhecimento e trata as pessoas não como recursos, mas sim como capital humano. Nesse domínio, encontram-se o recrutamento e seleção, capacitação e treinamento, plano de cargos e salários, entre outros”, afirma.
Mas, não existe planejar sem agir. Um bom planejamento deve, obrigatoriamente, contemplar um plano de ação, denominado plano de negócios. Esse é caracterizado como a forma de pensar sobre a viabilidade de se iniciar um negócio ou sobre o futuro do mesmo.
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