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Planejamento de vendas: 5 dicas para sua empresa vender mais e lucrar

A elaboração de um plano de vendas eficiente é fundamental para o sucesso da empresa

Planejamento de vendas

O planejamento de vendas é fundamental para o sucesso da empresa

Como está o plano de vendas da sua empresa ? Você já estipulou metas coerentes para as vendas? Já criou estratégias para ter sucesso nessa empreitada? Pois bem, se você ainda nao fez isso, está na hora de agir nesse sentido.

A venda de produtos e/ou serviços é o meio pelo qual as empresas captam recursos, ganham dinheiro. Por isso, estipular metas de vendas e estratégias que permitam o alcance desse objetivo é preponderante para que os empreendedores aumentem sua receita e consigam fazer a previsão de gastos com maior eficiência.

Apesar de toda sua importância, o plano de vendas ainda é uma ferramenta pouco utilizada pelas micro e pequenas empresas. Certamente, esse é um erro que cria muitas dificuldades para o negócio, podendo ser fatal para a sobrevivência da empresa.

Com o intuito de contribuir com os empresários, alguns consultores e especialistas prepararam cinco dicas, para ajudar na elaboração de um plano de vendas eficiente, para que 2013 seja um ano de sucesso. Veja:

1- Defina objetivos - Coloque no papel onde a empresa quer chegar, o quanto pretende crescer e o que é preciso fazer para chegar lá.

2- Analise a situação - Para alcançar um objetivo, é preciso olhar para dentro do negócio e identificar o que pode ser útil. Da mesma forma, deve-se olhar para o mercado e identificar tendências a serem seguidas.

3- Conheça o público-alvo - O empresário deve conhecer as necessidades do seu cliente e oferecer um produto que realmente o ajude a solucioná-las.

4- Estude a concorrência - Procure saber quanto seus concorrentes vendem e qual o preço cobrado. Descubra quais necessidades eles não atendem e como é possível oferecer uma solução.

5- Estipule prazos - Defina metas intermediárias que possam ser acompanhadas diariamente. Caso os objetivos não sejam alcançados, é hora de rever o planejamento.

Ao seguir essas dicas, os empreendedores já se diferenciam e aproximam da eficiência nas vendas. Segundo Mário Rodrigues, diretor do IBVendas(Instituto Brasileiro de Vendas), o setor comercial geralmente é a única fonte de renda da empresa, enquanto as demais áreas geram despesas.

Ele afirma: "Uma empresa pode ter um produto rentável, mas as vendas demoram seis meses para deslanchar. Se ela não tiver planejamento para aguentar este período, pode quebrar. Ninguém planeja fracassar, mas muitos fracassam por não planejar."

Para evitar isso, o empresário precisa conhecer tendências, clientes e mercado. Um planejamento de vendas eficaz aumenta significativamente as chances de sucesso no negócio.

A elaboração de estratégias de venda é fundamental tanto para empresas já em funcionamento como as que ainda irão ser abertas. Para o empreendedor que vai começar o negócio, o planejamento de vendas deve vir acompanhado do plano de negócios, que ajuda a definir fatores como: qual será o preço do produto, as formas de pagamento e de distribuição.

Com essas informações na mão, o empreendedor deve começar o plano definindo objetivos. Para isso, é importante olhar para a realidade dos seus produtos e serviços e compará-los com as condições do mercado e tendências. Isso ajuda a empresa a encontrar a direção que sua estratégia de vendas deve tomar e realizar ajustes se for necessário.

O diretor do IBVendas afirma ainda que é preciso também conhecer o público e o mercado antes de elaborar o plano. "Ninguém simplesmente compra produtos. As pessoas e as empresas os adquirem para satisfazer uma necessidade. O empreendedor deve entender o cliente e saber quais problemas ele quer que sejam resolvidos."

Início do ano pode ser útil para montar plano de vendas

Segundo especialistas, o início do ano é a melhor época para elaborar o plano de vendas. A queda natural da demanda, no mês de Janeiro, abre espaço para que o empresário realize planos estratégicos para sua empresa.

Com um tempo maior livre, o empreendedor pode se dedicar ao levantamento de informações e dados, além da realização de pesquisas que possam vir a contribuir com os objetivos da empresa.

De acordo com Wagner Campos, diretor da True Consultoria e especialista em varejo, elaborar um plano pode ser simples. Normalmente, os empresários têm uma espécie de plano de vendas informal na cabeça, mas erram ao não o colocarem no papel. "Às vezes, surgem novas ideias e aquelas que não foram colocadas em prática acabam esquecidas. Por isso, alguns negócios têm resultados inferiores ao desejado", declara.

Planejamento deve ser revisado constantemente

O planejamento de vendas deve sempre passar por um “aperfeiçoamento”. Ele pode variar de acordo com mudanças nos fatores internos e externos. Mesmo depois de finalizado, o plano de vendas necessita de atualizações periódicas. O ideal é que sejam feitas revisões diárias ou, pelo menos, semanais. Se o final do mês estiver chegando e a meta ainda estiver longe de ser alcançada é sinal que algo está errado.

Confira mais informações acessando a área de gestão empresarial, elaborada pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.


Fonte: UOL

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