
Um dos avanços técnicos da avicultura de corte é a possibilidade de se separar os frangos por sexo, com facilidade. Esse modo de criar machos separados das fêmeas é vantajoso sob vários aspectos. Ele ganha por oferecer frangos mais uniformes para o abate.
Para o Dr. Tadeu Cotta, professor do curso Produção de Frangos de Corte, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “ganha-se no manejo, com a melhor utilização das instalações e equipamentos e, também, com a utilização de rações específicas para cada sexo”.
A partir de 15 dias de idade, as necessidades nutricionais das fêmeas são diferentes das dos machos. A fêmea é menos exigente em nutrientes, tendo um custo de alimentação mais baixo. Ela também completa seu desenvolvimento em um tempo menor, podendo ser abatida antes do macho.
“A sexagem foi enormemente facilitada depois que os geneticistas simplificaram a tarefa, fazendo com que o empenamento das asas dos pintos de um dia seja diferente, de acordo com o sexo das aves”, comenta o professor especialista em produção de aves, alimentação animal e fisiopatologia da reprodução.
Já ao nascer, as penas das asas denominadas primárias são mais longas do que as de cobertura nas fêmeas. Por esse meio, um operador bem treinado é capaz de separar cerca de 4.000 pintos por hora, segundo o sexo. O processo é rápido e de fácil execução.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Gabriel
9 de nov. de 2021Olá,queria saber se os pintinhos fêmea São melhores do que o macho em desenvolvimento para o abate

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de jan. de 2022Olá, Gabriel! Como vai?
Agradecemos sua visita em nosso site!
"A partir de 15 dias de idade, as necessidades nutricionais das fêmeas são diferentes das dos machos. A fêmea é menos exigente em nutrientes, tendo um custo de alimentação mais baixo. Ela também completa seu desenvolvimento em um tempo menor, podendo ser abatida antes do macho."
Atenciosamente,
Lorena Tolomelli.

carlos alexandre varela
17 de mai. de 2013Olá, tudo bem? Eu faço sexagem de perus pela cloaca e estou interessado em trabalhar com sexagem de frangos pela cloaca. Alguém pode me falar algum lugar que estejam precisando de sexador.

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de mai. de 2013Olá, Carlos!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Recomendamos que procure por criadores de aves em sua cidade ou região para mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Bruna Leite
16 de fev. de 2013Olá, estou bastante interessada pela área da Sexagem, gostaria de saber onde encontro o curso da profissão de sexador? Moro na região do alto Tietê e queria saber se próximo a minha região encontro o curso.

Resposta do Portal Cursos CPT
27 de fev. de 2013Olá, Bruna!
Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em contato com você.
Atenciosamente,
Natália Parzanini Brum

Cristiano Prestes
12 de jun. de 2012Bom dia, Estou precisando de uma ajuda e gostaria de saber se a CPT poderia me ajudar. Estou querendo fazer um investimento em uma criação de frangos, porém gostaria de saber mais sobre a separação dos pintos (femeas e machos), ou seja, SEXAGEM, pois estou fazendo um estudo de mercado e gostaria de uma resposta rápida para o investimento no mercado de criação de frangos. Se possível gostaria de saber se tem como fazer um curso prático ou um estagio para a identificação de pintos. No aguardo.

Resposta do Portal Cursos CPT
1 de ago. de 2012
Olá, Cristiano!
Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.
A atividade de criação de frangos, se bem planejada e administrada, pode alcançar excelente lucratividade. O produtor deve ficar atento ao manejo correto da criação e, saber o sexo das aves é uma forma de garantir a otimização da produção.
Há três maneiras de identificar o sexo dos pintinhos. Uma delas é pelas penas das asas. As penas primárias são visivelmente mais longas do que as secundárias em um pintinho fêmea. Em um macho, as penas primárias e secundárias terão o mesmo comprimento.
Algumas linhagens podem ter o sexo diferenciado pela cor das penas dos pintinhos, onde os mais escuros são as fêmeas e os mais claros com um traço rajado na parte superior do animal são os machos.
A terceira forma de sexagem é feita pela cloaca, sendo a mais complicada, porém, a mais eficaz. Essa técnica exige muito treinamento. É observada a cloaca do pintinho, localizada debaixo da cauda, em busca do órgão genital. Se o órgão genital estiver presente na cloaca, será semelhante a uma pequena bolinha e o pintinho é macho.
Essa diferenciação do sexo dos pintinhos, auxilia tanto o criador que trabalha com a comercialização precoce do filhote como aquele que tem sua criação baseada na separação dos machos para abate e das fêmeas para recria.
Para orientar sua criação de frangos, indicamos os cursos produzidos pelo CPT – Centro de Produções Técnicas: Produção de Frangos de Corte; Galinhas Poedeiras – Produção e Comercialização de Ovos e Galinhas Poedeiras – Cria e Recria.
Você também pode se interessar pelos artigos: Planejamento de produção de frangos de corte com sexagem pelo empenamento; O Brasil é o quarto maior consumidor de frango no mundo e Criação orgânica de frangos de corte movimenta um mercado de 200 bilhões de dólares.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato conosco.
Atenciosamente,
Natália Parzanini