WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Planejamento da produção facilita o trabalho diário do pecuarista

As instalações destinadas a alojar as diversas categorias de animais de um rebanho são projetadas em acordo com o sistema de exploração a ser adotado

A sala de ordenha deverá contar com uma estrutura que permita facilidade de higienização.

A importância das instalações dentro de um processo de produção está na facilidade e redução da mão-de-obra nas tarefas diárias, facilidade de manejo do rebanho, controle de doenças, proteção e segurança aos animais. Além disso, também contribui para a divisão de pastagens e armazenamento de alimentos, o que favorece a eficiência produtiva.

As instalações destinadas a alojar as diversas categorias de animais de um rebanho são projetadas em acordo com o sistema de exploração a ser adotado. O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Dr. Fermino Deresz, diz que “o manejo em pasto requer estruturas mais simples e são, em geral, mais baratas do que as utilizadas em confinamento”.

Neste caso, além das pastagens, são necessárias algumas estruturas. Estas são: área para cultivo agrícola, currais para manejo dos animais, sala de ordenha, sala de leite, escritório, área de criação de bezerros, depósito para alimentos e preparo de rações, reservatório de água, bebedouros, galpão para abrigo de máquinas e equipamentos, e cochos cobertos construídos no pasto.

Os estábulos, locais onde as vacas são ordenhadas e muitas vezes alimentadas, compõem-se de  curral de espera, sala de ordenha, sala de leite, escritório, depósito para ração, sala de máquinas e  banheiro com rouparia. A sala de ordenha deverá contar com uma estrutura que permita facilidade de higienização e que seja projetada para ordenha manual ou mecânica, por causa das crescentes exigências legais e de mercado por qualidade de leite.

De acordo com o Dr. Deresz, professor do curso Produção de Leite a Pasto, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas em parceria com a Embrapa Gado de Leite, “ a sala de ordenha deve ser arejada, com paredes e piso impermeáveis. É importante ter uma bancada e um tanque para lavagem e secagem de utensílios”.

A sala com fosso deve ser preferida, pois o trabalho fica mais ágil e o ordenhador tem maior facilidade na observação do estado das telas e do úbere de cada animal.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Produção de Leite a Pasto

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!