WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

#fiqueemcasa Vamos nos unir nessa corrente: só o conhecimento constrói o amanhã!
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Planejamento da produção facilita o trabalho diário do pecuarista

As instalações destinadas a alojar as diversas categorias de animais de um rebanho são projetadas em acordo com o sistema de exploração a ser adotado

A sala de ordenha deverá contar com uma estrutura que permita facilidade de higienização.

A importância das instalações dentro de um processo de produção está na facilidade e redução da mão-de-obra nas tarefas diárias, facilidade de manejo do rebanho, controle de doenças, proteção e segurança aos animais. Além disso, também contribui para a divisão de pastagens e armazenamento de alimentos, o que favorece a eficiência produtiva.

As instalações destinadas a alojar as diversas categorias de animais de um rebanho são projetadas em acordo com o sistema de exploração a ser adotado. O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Dr. Fermino Deresz, diz que “o manejo em pasto requer estruturas mais simples e são, em geral, mais baratas do que as utilizadas em confinamento”.

Neste caso, além das pastagens, são necessárias algumas estruturas. Estas são: área para cultivo agrícola, currais para manejo dos animais, sala de ordenha, sala de leite, escritório, área de criação de bezerros, depósito para alimentos e preparo de rações, reservatório de água, bebedouros, galpão para abrigo de máquinas e equipamentos, e cochos cobertos construídos no pasto.

Os estábulos, locais onde as vacas são ordenhadas e muitas vezes alimentadas, compõem-se de  curral de espera, sala de ordenha, sala de leite, escritório, depósito para ração, sala de máquinas e  banheiro com rouparia. A sala de ordenha deverá contar com uma estrutura que permita facilidade de higienização e que seja projetada para ordenha manual ou mecânica, por causa das crescentes exigências legais e de mercado por qualidade de leite.

De acordo com o Dr. Deresz, professor do curso Produção de Leite a Pasto, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas em parceria com a Embrapa Gado de Leite, “ a sala de ordenha deve ser arejada, com paredes e piso impermeáveis. É importante ter uma bancada e um tanque para lavagem e secagem de utensílios”.

A sala com fosso deve ser preferida, pois o trabalho fica mais ágil e o ordenhador tem maior facilidade na observação do estado das telas e do úbere de cada animal.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Produção de Leite a Pasto

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!