WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Piquete reduz custos com a alimentação na avicultura

O uso de piquetes atende às necessidades operacionais do negócio e proporciona melhor manejo da alimentação concentrada e volumosa

Para evitar o maior desgaste em algumas regiões pode-se utilizar pequenos piquetes dentro da área total.

Para evitar o maior desgaste em algumas regiões pode-se utilizar pequenos piquetes dentro da área total.

O piquete é um cercado muito utilizado no sistema semi-intensivo de criação de aves. Pode ser usado também no sistema extensivo, variando apenas a taxa de ocupação. No primeiro, ela deve ser de, no mínimo, um metro quadrado por ave, enquanto que no extensivo, a taxa é de cinco,  pois a ave é criada mais solta.

O cercado do piquete deve ser feito com tela de arame de no mínimo 1,5m de altura. A mureta precisa ser de cinco centímetros junto ao solo, impedindo o contato da tela com o chão. Pode-se também utilizar materiais alternativos como cercas de bambu, de madeira, alvenaria e os pré-fabricados. Nada impede o uso do cercado de pau-a-pique ou de tramas de varas de marmelo, como é feito na região Nordeste.

Segundo o professor Dr. Luiz Fernando Teixeira Albino, deve-se escolher uma forragem com altos teores de proteína, boa digestibilidade, crescimento estolonífero e grande taxa de redobra, já que os brotos fornecidos às aves devem ser novos e tenros. “As folhas velhas e fibrosas são de baixa qualidade, determinando uma recusa natural da ave”, explica o professor no curso Criação de Frango e Galinha Caipira, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Para a manutenção, os cuidados são básicos. De acordo com o Dr. Albino, “o avicultor deve se preocupar com a fertilidade do solo, a escolha da forrageira mais adequada, o respeito à taxa de lotação e o tempo de permanência das aves no cercado”.

Para evitar o maior desgaste em algumas regiões, principalmente as próximas ao local coberto, pode-se utilizar pequenos piquetes dentro da área total. Dessa forma, é feita uma rotação no uso dos espaços menores que, como consequência, proporciona melhor manejo da alimentação concentrada e volumosa.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Criação de Frango e Galinha Caipira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?