A picanha está entre as carnes preferidas para churrasco, sendo responsável por 40% a 50% das peças bovinas utilizadas. Como o professor Mário Vieira ensina no curso Treinamento de Churrasqueiro, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, para se obter uma boa picanha assada, é preciso atentar para dois detalhes importantes na hora da escolha do alimento.
O primeiro é em relação à sua altura, pois ela não deve ser muito baixa. O ideal é que tenha em torno de quatro a cinco centímetros de altura, o que na prática corresponde a dois ou três dedos. “Outro detalhe é a presença de uma capa e veios de gordura no meio da carne, pois são indicativos de que ela é proveniente de um animal que foi bem tratado, sendo, assim, de boa qualidade”, diz o professor Vieira.
A picanha para churrasco pode ser preparada, basicamente, de três maneiras. Assada inteira, cortada e espetada, ou fatiada em bifes, que deverão ser assados na grelha e servidos em porções na forma de empratados.
O corte das peças é algo a que o churrasqueiro precisa estar muito atento. A dica do professor Vieira é, “independente de ser assada no espeto ou na grelha, o corte é sempre transversal às fibras da carne. Esse é um dos principais cuidados para evitar que ela fique dura, depois de assada”.
Quando for servir a peça inteira, depois de assada, o fatiamento poderá ser feito paralelo às fibras, porque a espessura das fatias será bem pequena e a carne, nesse caso, não ficará dura. Para temperar, utilize sal grosso nos dois lados, mas segundo orientação do professor Vieira, só faça isso no momento de levar à churrasqueira, para que o sal não desidrate a carne.
No espeto, as porções cortadas deverão ser curvadas, de maneira que a capa de gordura fique para fora. Assim, poderão ser colocados dois a três pedaços em cada espeto simples.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Luciano Coelho ornelas
13 de jul. de 2023Outros tempero de carne de picanha

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de jul. de 2023Olá, Luciano Coelho Ornelas! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT