
O arroz foi um dos produtos que contribuiu para o bom resultado da agropecuária brasileira em 2011. Foto: Wikipedia.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem os dados sobre o Produto Interno Bruto em 2011. Ao contrário da indústria, que foi bastante afetada pela crise econômica internacional, a agricultura conseguiu se manter e crescer 3,9% em relação a 2010.
O coordenador de planejamento estratégico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Garcia Gasques, explica que este resultado foi impulsionado pelo aumento da produção de algodão, fumo, arroz, soja e mandioca, além da carne de frango. Até produtos que tiveram redução na produção, como o trigo, o café e a cana-de-açúcar, conseguiram lucros maiores.
Segundo o vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Joel Naegele, de certo modo a crise internacional até ajudou a agropecuária brasileira. A redução da produção de outros países fez aumentar a procura pelos produtos brasileiros. Para ele, as pessoas podem até deixar de comprar um item industrializado, como roupas e brinquedos, mas não deixarão de comprar comida.
O produto interno bruto (PIB) é a soma das riquezas totais geradas pela atividade econômica. É a forma mais comum de medir a riqueza de um país. De acordo com os dados do IBGE, enquanto o crescimento médio do PIB geral do Brasil ficou em 2,7%, a agropecuária cresceu 3,9%, a indústria 1,6% e os serviços 2,7%. O ano passado não começou tão bem para o setor agropecuário, mas ele conseguiu se recuperar no quarto trimestre do ano com um crescimento de 8,4%.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.