
A melancia previne das doenças do coração; o superleite do câncer, doenças cardíacas e diabetes; e a cebola vermelha reduz o colesterol.
Alimentos têm sido fonte de pesquisas que procuram a prevenção e o tratamento de diversos males. Um estudo americano, por exemplo, comprovou a eficácia do óleo de peixe na prevenção da cegueira. O teste foi realizado com 2,4 mil voluntários com idades entre 65 e 84 anos. O resultado apontou que aquelas pessoas que consumiam peixe duas ou mais vezes durante a semana obtiveram menor índice de problemas na retina.
A explicação está na composição desses animais, principalmente salmão e atum, ricos em ômega-3. Esse ácido graxo prolonga a vida das células da retina, que são responsáveis por atividades como ler, escrever, dirigir e assistir televisão. O ômega-3 tem também eficiência comprovada como controlador da pressão do sangue, além de prevenir o câncer de próstata e de pele.
Para a professora Dr.ª Luciene Correa Lima, no curso Processamento Artesanal de Pescado, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “é indiscutível o excelente valor nutritivo da carne de peixe, o que a torna um dos melhores alimentos existentes. A carne é rica em proteínas, possuindo quantidades mínimas de tecido conjuntivo, que se traduz em maciez e alta digestibilidade. É também excelente fonte de vitaminas do complexo B, de minerais e de ácidos graxos, como o ômega 3”.
No Reino Unido, pesquisadores encontraram um alimento que pode ser uma alternativa para o tratamento da artrite. O brócolis pode poupar as dores físicas e os gastos com cirurgias. Os pesquisadores comprovaram que o vegetal pode desacelerar o processo de destruição das cartilagens, pois é rico em uma substância química que protege os ossos e ajuda na regeneração das juntas. A verdura já é comprovadamente eficaz no tratamento contra o câncer.
Outras pesquisas confirmaram que a melancia tem poder de prevenir doenças do coração; o superleite, produzido na Argentina, contribui com a prevenção do câncer, doenças cardíacas e diabetes; e a cebola vermelha reduz o colesterol. Além dessas, o arroz preto, muito cultivado na China é eficiente na prevenção de ataques cardíacos e no combate ao câncer.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.