
A farinha de banana verde é pouco calórica e já vem sendo usada por pessoas que desejam emagrecer. Foto: reprodução/ Toda Perfeita - GNT.
Cientistas da Universidade de Brasília (UNB) desenvolveram um macarrão à base de farinha de banana verde que não contém glúten, ao contrário das massas tradicionais, feitas com trigo. A pesquisa foi publicada no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics.
O resultado da pesquisa pode trazer um alento para quem tem a doença celíaca (enteropatia glúten-induzida), caracterizada pela intolerância à glutamina (glúten é o nome popular). Essa proteína é encontrada no trigo, na aveia, na cevada, no centeio e derivados, entre eles o macarrão. Os sintomas são diarreia, fadiga, flatulência e outros mais graves. Cerca de 1% da população mundial tem a doença.
Existem algumas alternativas ao macarrão de trigo feitas com milho, arroz e quinoa. Mas, segundo a nutricionista Cynthia Kupper, diretora da organização internacional Gluten Intolerance Group, o problema dessas massas é que depois de cozidas o gosto não é parecido com o de macarrão. A declaração foi dada à agência de notícias Reuters.
A nutricionista Renata Puppin Zandonadi, pesquisadora da UnB e autora do trabalho, afirmou que o grande diferencial do uso da banana verde é ser bem mais barata. Ela inclusive pode ser feita a partir de subprodutos, já que grande parte da produção da fruta é descartada ainda verde.
A massa também é feita de clara de ovo, gomas xantana e guar. Além disso, foi testada outra massa, com trigo integral e ovos inteiros, pois a aparência da feita com banana verde é muito parecida com a integral. Um grupo de 50 pessoas sem a doença experimentou as duas massas e outro de 25 com intolerância ao glúten provou a de banana.
Os dois grupos aprovaram a receita feita com farinha de banana, sendo que entre os que possuem a doença a aceitação foi de 90%. O macarrão de banana tem 98cal para cada porção de 100g e 98% menos gordura do que as massas comuns. Também possui maior quantidade de amido resistente, que ajuda a aumentar a saciedade. A receita já foi patenteada pela universidade.
Por: Maria Clara Corsino.
Fonte: Folha Online.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

margarida helena martins
7 de jul. de 2012Achei muito interessante e aproveito as receitas principalmente a de macarrão de bananas. Legal.

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de jul. de 2012Olá, Margarida!
Que bom que gostou da notícia!
Não deixe de acessar o site para conferir as novidades em sua área de interesse.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos