WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Pesquisadores criam macarrão de banana verde sem glúten

Alimento é ideal para quem tem alergia à substância

 

A farinha de banana verde é pouco calórica e já vem sendo usada por pessoas que desejam emagrecer. Foto: reprodução/ Toda Perfeita - GNT.

Cientistas da Universidade de Brasília (UNB) desenvolveram um macarrão à base de farinha de banana verde que não contém glúten, ao contrário das massas tradicionais, feitas com trigo. A pesquisa foi publicada no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics.

O resultado da pesquisa pode trazer um alento para quem tem a doença celíaca (enteropatia glúten-induzida), caracterizada pela intolerância à glutamina (glúten é o nome popular). Essa proteína é encontrada no trigo, na aveia, na cevada, no centeio e derivados, entre eles o macarrão. Os sintomas são diarreia, fadiga, flatulência e outros mais graves. Cerca de 1% da população mundial tem a doença.

Existem algumas alternativas ao macarrão de trigo feitas com milho, arroz e quinoa. Mas, segundo a nutricionista Cynthia Kupper, diretora da organização internacional Gluten Intolerance Group, o problema dessas massas é que depois de cozidas o gosto não é parecido com o de macarrão. A declaração foi dada à agência de notícias Reuters.

A nutricionista Renata Puppin Zandonadi, pesquisadora da UnB e autora do trabalho, afirmou que o grande diferencial do uso da banana verde é ser bem mais barata. Ela inclusive pode ser feita a partir de subprodutos, já que grande parte da produção da fruta é descartada ainda verde.

A massa também é feita de clara de ovo, gomas xantana e guar. Além disso, foi testada outra massa, com trigo integral e ovos inteiros, pois a aparência da feita com banana verde é muito parecida com a integral. Um grupo de 50 pessoas sem a doença experimentou as duas massas e outro de 25 com intolerância ao glúten provou a de banana.

Os dois grupos aprovaram a receita feita com farinha de banana, sendo que entre os que possuem a doença a aceitação foi de 90%. O macarrão de banana tem 98cal para cada porção de 100g e 98% menos gordura do que as massas comuns. Também possui maior quantidade de amido resistente, que ajuda a aumentar a saciedade. A receita já foi patenteada pela universidade.

Por: Maria Clara Corsino.

Fonte: Folha Online.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

margarida helena martins

7 de jul de 2012

Achei muito interessante e aproveito as receitas principalmente a de macarrão de bananas. Legal.

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de jul de 2012

Olá, Margarida!

Que bom que gostou da notícia!

Não deixe de acessar o site para conferir as novidades em sua área de interesse.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!