WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pesquisadores criam coquetel para produção de biodiesel

O estudo tem o objetivo de promover maior aproveitamento da cana-de-açúcar na produção de etanol e utilizar novas matérias-primas no processamento de biocombustível

O Brasil figura como um dos maiores produtores de etanol no mundo, ao lado dos Estados Unidos.

O Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC/USP) vem desenvolvendo um coquetel com o objetivo de promover maior aproveitamento da cana-de-açúcar na produção de etanol e utilizar novas matérias-primas no processamento de biodiesel.

De acordo com a Agência USP, o coquetel contém fungos produtores de enzimas. Essas, injetadas em biomassas específicas para a produção de combustíveis, como o bagaço de cana, tornam-se mais maleáveis, potencializando a obtenção do etanol.

Segundo o coordenador da pesquisa, o professor Igor Polikarpov, no processo de produção de etanol a partir da cana, o caule da planta é cortado e transportado para a usina, onde será esmagado. Aproveita-se o líquido para a fabricação de açúcar e o resto é queimado. Mas é possível utilizar esse bagaço para obter etanol. “Por esse novo processo, pode-se aumentar a produção em pelo menos 150% ”, argumenta.

O professor Paulo Suarez, doutor em ciências dos materiais, explica que, no Brasil, desde 1930, vários esforços foram feitos por autoridades governamentais, universidades e institutos de pesquisa para incorporar fontes renováveis de combustíveis na matriz energética. Ele lembra do PRO-ÁLCOOL como uma experiência de excelência.

“O programa, iniciado em 1980, implementou e regulamentou o uso do etanol obtido a partir de cana-de-açúcar como combustível alternativo para motores do ciclo Otto, seja pelo uso direto de etanol hidratado ou o de misturas de gasolina e etanol anidro”, diz, no curso Produção de Biodiesel, desenvolvido em parceria com o CPT – Centro de Produções Técnicas.

O Brasil figura como um dos maiores produtores de etanol no mundo, ao lado dos Estados Unidos. Juntos, os dois países são responsáveis pelo abastecimento de 75% do consumo mundial do combustível. Os estudos do IFSC contam com a parceria de pesquisadores da União Européia. Esse apoio é algo muito importante, pois além do conhecimento que será absorvido, a pesquisa brasileira está inserida às mundiais.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Patricia Davi de Souza de Silva

24 de mai. de 2014

Oi, gostaria de saber se este artigo pode ser citado em um trabalho. Obrigada qual a data e cidade?

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de mai. de 2014

Olá, Patrícia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A notícia foi escrita no dia 21/03/2011 e a cidade é Viçosa - MG.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?