WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pesquisa com palmeiras oleíferas para produção de biodiesel é iniciada

Serão avaliadas quatro palmeiras: babaçu, tucumã, inajá e macaúba

As espécies foram escolhidas pelo elevado potencial de produção de óleo, primando pela produção de biodiesel com matérias-primas regionais.

As espécies foram escolhidas pelo elevado potencial de produção de óleo, primando pela produção de biodiesel com matérias-primas regionais.

Nos próximos três anos, a Embrapa Agroenergia, em parceria com oito unidades da Embrapa, bem como oito universidades brasileiras, estará envolvida em um projeto para o melhoramento do cultivo e do uso de palmeiras oleíferas na produção de biodiesel.

Serão avaliadas quatro palmeiras: babaçu, tucumã, inajá e macaúba. Os estudos tem como objetivo traçar estratégias de cultivo e do extrativismo sustentável. Dessa maneira, será possível elevar a produção e a domesticação, com o intuito de comercialização.

De acordo com o professor Dr. Luiz Angelo Mirizola Filho, no curso Cultivo e Processamento de Coco Macaúba para Produção de Biodiesel, “a árvore da macaúba é uma palmeira que ocorre em quase todo o país, principalmente nas regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Sua capacidade de produzir óleo e outros subprodutos tem levado cada vez mais estudiosos e especialistas a indicarem-na como uma cultura muito promissora em termos econômicos”.

As espécies foram escolhidas pelo elevado potencial de produção de óleo, primando pela produção de biodiesel com matérias-primas regionais e visando incentivar os Arranjos Produtivos Locais. Isso pode atender à necessidade de fornecimento contínuo de matéria-prima  e otimizar o uso das terras. Além do que, há a vantagem dos produtores se unirem em cooperativas e associações.

Também será possível eliminar os gargalos tecnológicos para o aproveitamento de coprodutos e resíduos, inserindo a região de ocorrência dessas palmeiras no cenário de produção de biocombustíveis, adubos e rações.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?