WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Pesquisa estuda café sem cafeína

Professor da Unicamp estuda variedade que é naturalmente descafeinada

 

 O café descafeinado é a escolha de muita gente que gosta da bebida mas não quer sentir os efeitos estimulantes dela. Foto: DeviantART.

Paulo Mazzafera, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estuda há mais de 20 anos variedades de café sem cafeína. Durante todo esse tempo, a equipe liderada pelo pesquisador teve algumas derrotas, mas eles acreditam que estão mais próximos de encontrar uma alternativa comercialmente viável para a produção de café descafeinado.

Em 2004, o professor chegou a ter um trabalho publicado na revista Nature. Ele conseguiu isolar cultivares vindas da Etiópia que sofreram mutações genéticas naturais e por isso não possuíam cafeína. Elas eram da espécie “Coffea arábica”, considerada de boa qualidade. No entanto, na sequência dos estudos, os pesquisadores descobriram que, no final do processo produtivo, as variedades etíopes transformavam outra substância, a teobromina, em cafeína.

Agora, o professor Mazzafera encontrou outra variedade do arábica, a Catuaí Vermelho, que aceita alterações no DNA. A equipe conseguiu isolar o gene produtor da cafeína e a partir da Catuaí pretende desenvolver novas variedades que não produzam a cafeína. Por enquanto, cinco cultivares possuem potencial para sofrerem as mutações.

Muitas pesquisas no mundo inteiro tentam, ainda sem sucesso, conseguir produzir café sem cafeína.  Paulo Mazzafera afirma que muitas pessoas gostam de café, mas não querem sentir os efeitos estimulantes da bebida. Ele destaca que os processos industriais usados atualmente para descafeinar o café encarecem bastante o produto, além de fazer com que perca bastante a qualidade.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!