WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Pesquisa da Embrapa comprova as vantagens da produção de leite a pasto

É possível produzir leite a pasto com pouco uso de insumos e a baixo custo

 

O sistema pastoril na pecuária leiteira tem menores custos

A pecuária brasileira é uma das mais produtivas do mundo, com cerca de 25 bilhões de litros por ano. A produtividade das vacas, medida em litros por ano, apresentou um crescimento de 50% nos últimos 10 anos, de acordo com dados do IBGE. Ou seja, a cada ano, a atividade se torna mais lucrativa, e as pesquisas têm contribuído muito para isto.

A última pesquisa da Empresa Brasileira de Agricultura e Pecuária (Embrapa), apontou que a pecuária de leite a pasto se mostrou muito competitiva, e pode dar melhores rendimentos que a realizada em confinamento. Os resultados comprovaram que, seguindo demandas claras de mercado, novas alternativas de forragens e espécies de animais são capazes de produzir leite a pasto em condições mais extensivas, com pouco uso de insumos.

Segundo a pesquisadora Renata Suñé, responsável pela pesquisa, com o aprimoramento genético dos animais, o rendimento da produção em sistema pastoril pode ser ainda maior. O projeto avaliou indicadores como a qualidade do leite, a recria, os índices econômicos, a seleção dos animais (qual seria mais adequado em cada etapa do projeto), o consumo de alimentos por eles, e como se comportavam.

Para Renata, os resultados mostram que o Brasil pode produzir leite utilizando tanto pastagens tropicais quanto temperadas e com baixo custo. Tudo isso dispondo de muita terra, mão-de-obra e subprodutos alimentares.

Com tantas vantagens, a pecuária leiteira a pasto requer alguns cuidados. Apesar de simples e barata, requer técnicas específicas que precisam ser bastante estudadas. O Curso Produção de Leite a Pasto, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções técnicas traz todas as técnicas necessárias para o seu empreendimento. Ele ensina desde noções básicas de nutrição animal, até como montar a estrutura necessária para a produção pastoril.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!