WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 54Gado de Corte 34Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

O período seco é necessário para as vacas leiteiras

A vaca precisa refazer sua estrutura de glândulas mamárias e renovar as células, fazendo com que na próxima lactação ela tenha uma alta produção de leite

Cuidados com a alimentação e higiene são decisivos para a produtividade desses animais

Cuidados com a alimentação e higiene são decisivos para a produtividade desses animais

É necessário que as vacas leiteiras passem por um período de descanso, chamado de período seco, que ocorre entre cada lactação. Essa pausa é essencial para que o animal se recupere e, assim,  mantenha-se saudável e produtivo.

As vacas leiteiras são criadas para a produção de leite, normalmente, para consumo humano. Uma vaca produz em média de 28 a 30 garrafas de leite por dia. Necessitam dar a luz regularmente para poderem produzir o necessário. Cuidados com a alimentação e higiene são decisivos para a produtividade desses animais.

A professora Maria de Fátima Ávila Pires coordenadora do Curso de Conforto Animal para Maior Produção de Leite, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que os cuidados com o ambiente de vida dos animais, na maioria das vezes, não representam aumento significativo de custos, mas que podem ajudar a aumentar a eficiência dos sistemas de produção.

No período seco, a vaca tem tempo de refazer a estrutura da glândula mamária e renovar suas células, fazendo com que na próxima lactação ela tenha uma alta produção de leite. É ideal que neste período o animal se alimente de pastagem, desde que ela seja capaz de suprir a demanda de nutrientes necessária, para que o animal não perca peso. Mas, o período seco também pode ocorrer em uma época que não chove, sendo assim, é preciso suplementar esse animal com cana-de-açúcar ou silagem de sorgo e milho.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!