WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Ordenha Mecânica Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

O período seco é necessário para as vacas leiteiras

A vaca precisa refazer sua estrutura de glândulas mamárias e renovar as células, fazendo com que na próxima lactação ela tenha uma alta produção de leite

Cuidados com a alimentação e higiene são decisivos para a produtividade desses animais

Cuidados com a alimentação e higiene são decisivos para a produtividade desses animais

É necessário que as vacas leiteiras passem por um período de descanso, chamado de período seco, que ocorre entre cada lactação. Essa pausa é essencial para que o animal se recupere e, assim,  mantenha-se saudável e produtivo.

As vacas leiteiras são criadas para a produção de leite, normalmente, para consumo humano. Uma vaca produz em média de 28 a 30 garrafas de leite por dia. Necessitam dar a luz regularmente para poderem produzir o necessário. Cuidados com a alimentação e higiene são decisivos para a produtividade desses animais.

A professora Maria de Fátima Ávila Pires coordenadora do Curso de Conforto Animal para Maior Produção de Leite, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que os cuidados com o ambiente de vida dos animais, na maioria das vezes, não representam aumento significativo de custos, mas que podem ajudar a aumentar a eficiência dos sistemas de produção.

No período seco, a vaca tem tempo de refazer a estrutura da glândula mamária e renovar suas células, fazendo com que na próxima lactação ela tenha uma alta produção de leite. É ideal que neste período o animal se alimente de pastagem, desde que ela seja capaz de suprir a demanda de nutrientes necessária, para que o animal não perca peso. Mas, o período seco também pode ocorrer em uma época que não chove, sendo assim, é preciso suplementar esse animal com cana-de-açúcar ou silagem de sorgo e milho.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!