WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Os perigos do bolor de pão

Estudos apontam que cerca de 10% das perdas anuais de pães é provocada pelos fungos

Evitar a contaminação dos alimentos e, assim, a transmissão de doenças a quem os consome, é uma tarefa necessária e perfeitamente possível.

Evitar a contaminação dos alimentos e, assim, a transmissão de doenças a quem os consome, é uma tarefa necessária e perfeitamente possível.

Bolores são espécies de fungos conhecidos popularmente como mofo. Esses preferem ambientes com temperaturas que variam de 20 a 30º C, embora grande número deles se desenvolva em temperatura de refrigeração.

Crescem sobre a superfície dos alimentos e são capazes de sobreviver em ambientes com pouca disponibilidade de água. Suas colônias podem ter aspecto aveludado, seco ou úmido e, ainda, possuir várias colorações. Apesar das células e os esporos dos mesmos serem destruídos pelo aquecimento, suas toxinas podem persistir.

De acordo com a professora Mariana Queiroz, no Curso  Profissional Avançado de Panificação, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “a maior parte das contaminações acontece depois que os produtos são assados, durante o esfriamento, transporte para o setor de vendas ou enquanto permanecem expostos aos clientes”.

Geralmente, o pão produzido em escala comercial possui umidade relativamente baixa, o que dificulta o desenvolvimento da maioria dos microrganismos. Apenas alguns tipos de mofos e bactérias conseguem sobreviver e se desenvolver nessas condições.

“Evitar a contaminação dos alimentos e, assim, a transmissão de doenças a quem os consome é uma tarefa necessária e perfeitamente possível, desde que haja a conscientização da importância de fazer a elaboração dos produtos dentro das melhores condições de higiene”, afirma a professora.

Isso inclui a escolha de matéria-prima de boa qualidade, bem como a higiene dos manipuladores dos alimentos, das instalações, dos equipamentos e a manipulação correta dos ingredientes.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

nicolly

13 de mai. de 2013

Muito bom, gostei principalmente, pois estou fazendo uma pesquisa de ciências que é sobre: Mofos e bolores adorei muito bom..

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de mai. de 2013

Olá, Nicolly!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?