Um bom relacionamento interpessoal é decisivo em qualquer tipo de trabalho, mas durante uma negociação é essencial. É importante ter bom humor, uma excelente educação e uma comunicação clara e eficiente.
O conhecimento dos princípios éticos e das regras de etiqueta também são fundamentais para o marketing pessoal, e decisivos para os negócios. Pessoas que seguem esses padrões destacam-se das demais e obtêm sucesso nos relacionamentos, bem como na vida profissional.
Saber se comunicar é de grande importância para um bom negociador. Capricho e adequação na linguagem denotam educação, cultura e espírito refinado. Conversar é uma arte; por isso o tom de voz, os gestos, bem como a boa pronúncia devem ser considerados.
De acordo com a professora Raquel Carneiro Silva, no Curso de Negociação, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “há três expressões mágicas que não podem ser esquecidas e abrem todas as portas: por favor, muito obrigado e desculpe”.
Roupas gastas ou extravagantes, fora de moda ou inadequadas para o tipo físico, horário ou local, denotam pouco cuidado e falta de bom senso. Procure conciliar seu estilo com o da pessoa com a qual vai negociar. Não fica bem ir de terno a uma negociação com pessoas muito simples, ou em ambientes informais, por exemplo.
O professor e empresário Nelson Maciel lembra, no mesmo curso, que “na negociação, é preciso ter uma atitude pró-ativa, fazer acontecer e não esperar que as coisas caiam do céu”. Planeje as estratégias e caminhos para alcançar sua meta. Procure conhecer, também, os objetivos da outra parte, e com base nesses dados, estabeleça seu plano de ação.
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