WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Perfil do consumidor brasileiro passa por mudanças

Os consumidores estão exigentes, querem eficiência, rapidez e estão dispostos a pagar mais por serviços melhores

Como hoje os produtos são muito similares, é o atendimento diferenciado que determina o prestígio e a preferência.

Diferente de outros anos, a última pesquisa do Estudo Global de Satisfação dos Consumidores mostrou que os brasileiros não estão mais abrindo mão do atendimento e qualidade em favor de preços menores. A mudança do perfil tem como principal origem a ascensão econômica das classes.

De acordo com a pesquisa, o que mais incomoda os clientes são o tempo gasto esperando o atendimento ou a solução e a falta de conhecimento dos atendentes. Com tantas informações disponíveis na internet, eles chegam na loja com uma noção do que desejam adquirir. No entanto,  levam muitas dúvidas sobre os produtos e marcas.

Neste ponto, a maioria dos brasileiros espera que, ao entrar na loja, alguém possa, além de passar seu cartão de crédito, oferecer uma consultoria. O fato é: os consumidores estão exigentes, querem eficiência, rapidez e estão dispostos a pagar mais por serviços melhores. Logo, os  empresários, para conquistar essa nova categoria, precisam capacitar seus funcionários.

Segundo o professor Pedro Moreira, especialista em marketing, a forma mais eficaz de se atingir um nível qualificado em vendas é com treinamento. “Ele pode ser orientado para a venda, cujas técnicas são voltadas para a valorização do produto, ou para a solução de problemas. Neste último caso, o atendente se capacita a ouvir e identificar as necessidades dos clientes”, diz o professor no curso Treinamento de Atendente de Loja, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

E o que garante a permanência do colaborador na empresa é a sua agilidade em solucionar os problemas dos clientes, sendo criativo e gentil. Também é preciso estar sempre atualizado sobre as mudanças no segmento em que trabalha. Se for uma loja de informática é necessário saber das inovações tecnológicas. Caso seja uma loja de roupas ou calçados, deve estar por dentro da moda.

Para a jornalista Ariádine Morgan, especialista em administração estratégica e editora-chefe do Portal CPT, “o funcionário deve procurar revistas especializadas e compartilhá-las com os clientes, transformando o interesse, compra e venda em fidelização e consultoria. A internet precisa ser usada em seu máximo potencial, com participação em fóruns e chats. Essas estratégias mostrarão o interesse do colaborador, que provavelmente será o braço direito do patrão”.

O maior inimigo das empresas não são os concorrentes, mas a falta de sensibilidade com as variações de hábitos e costumes dos clientes e do mercado.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?