WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Perfil do consumidor brasileiro mudou na última década

Movimento de mudança demográfica é registrado no país e influencia na busca por produtos e serviços, tendência que permanecerá

Essa é a hora de inovar e adaptar as empresas ao novo cenário, pois há pouca concorrência no mercado.

Os resultados de pesquisas sobre o perfil da população brasileira mostram que a realidade do país está mudando. Estatísticas que revelavam um país jovem, hoje retratam o crescimento da população com mais de 60  anos, casais com menos filhos, mulheres trabalhando, cada vez mais, fora de casa e pessoas que vivem sozinhas.

Todas essas transformações influenciam no consumo de produtos e serviços, e esse fator abre espaço para novos empreendimentos. De acordo com especialistas, essa é a hora de inovar e adaptar as empresas ao novo cenário, pois há pouca concorrência no mercado.

Um desses nichos é a prestação de serviços a pessoas com mais de 60 anos, que já representam 10% da população brasileira, e vem crescendo a taxas maiores do que a da população total. Segundo projeções do IBG, em 2025 os idosos já somarão 16% dos brasileiros.

As mulheres também estão mudando o cenário. Mais inseridas no mercado de trabalho, instruídas, com formação superior e menos filhos, elas estão cada vez mais independentes no seu consumo. Como as tarefas domésticas competem com trabalho, estudos, academia e filhos, um de seus maiores desejos é terceirizar serviços e poupar tempo para fazer o que realmente tem vontade.

Entre os produtos mais consumidos por mulheres, os relacionados à beleza são básicos. A professora Eliana Aparecida Rodella, no curso Fabricação de Cosméticos – Linha Básica, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas afirma que “o mercado de cosméticos, realmente, exerce um fascínio espetacular, tanto no consumidor quanto no fabricante. É um mercado amplo, em crescimento, e com muito espaço a ser explorado”.

O número de casais jovens, nos quais ambos os cônjuges estão no mercado de trabalho e não têm filhos, também tem crescido e se tornado mais uma oportunidade de negócio. Serviços de turismo diferenciado, arquitetura e cuidados com os bichos de estimação fazem sucesso com esse tipo de consumidor.

Para ganhar espaço em uma dessas novas fatias, estude o perfil do público que você quer atingir, conferindo faixa etária, nível socioeconômico e hábitos de consumo. Observe os clientes, avalie o peso que um novo público pode ter no negócio e as mudanças a fazer nos produtos ou serviços. Não se esqueça de verificar se o novo mercado que você quer atingir representa uma mudança definitiva ou não passa de modismo.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?