
Essa é a hora de inovar e adaptar as empresas ao novo cenário, pois há pouca concorrência no mercado.
Os resultados de pesquisas sobre o perfil da população brasileira mostram que a realidade do país está mudando. Estatísticas que revelavam um país jovem, hoje retratam o crescimento da população com mais de 60 anos, casais com menos filhos, mulheres trabalhando, cada vez mais, fora de casa e pessoas que vivem sozinhas.
Todas essas transformações influenciam no consumo de produtos e serviços, e esse fator abre espaço para novos empreendimentos. De acordo com especialistas, essa é a hora de inovar e adaptar as empresas ao novo cenário, pois há pouca concorrência no mercado.
Um desses nichos é a prestação de serviços a pessoas com mais de 60 anos, que já representam 10% da população brasileira, e vem crescendo a taxas maiores do que a da população total. Segundo projeções do IBG, em 2025 os idosos já somarão 16% dos brasileiros.
As mulheres também estão mudando o cenário. Mais inseridas no mercado de trabalho, instruídas, com formação superior e menos filhos, elas estão cada vez mais independentes no seu consumo. Como as tarefas domésticas competem com trabalho, estudos, academia e filhos, um de seus maiores desejos é terceirizar serviços e poupar tempo para fazer o que realmente tem vontade.
Entre os produtos mais consumidos por mulheres, os relacionados à beleza são básicos. A professora Eliana Aparecida Rodella, no curso Fabricação de Cosméticos – Linha Básica, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas afirma que “o mercado de cosméticos, realmente, exerce um fascínio espetacular, tanto no consumidor quanto no fabricante. É um mercado amplo, em crescimento, e com muito espaço a ser explorado”.
O número de casais jovens, nos quais ambos os cônjuges estão no mercado de trabalho e não têm filhos, também tem crescido e se tornado mais uma oportunidade de negócio. Serviços de turismo diferenciado, arquitetura e cuidados com os bichos de estimação fazem sucesso com esse tipo de consumidor.
Para ganhar espaço em uma dessas novas fatias, estude o perfil do público que você quer atingir, conferindo faixa etária, nível socioeconômico e hábitos de consumo. Observe os clientes, avalie o peso que um novo público pode ter no negócio e as mudanças a fazer nos produtos ou serviços. Não se esqueça de verificar se o novo mercado que você quer atingir representa uma mudança definitiva ou não passa de modismo.
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