
Os empresários brasileiros estão conseguindo driblar a concorrência e se firmar no mercado internacional.
Já faz algum tempo que os produtos da China dominam o mercado internacional, foi assim que a economia do país cresceu e se tornou a segunda maior do mundo. A concorrência dos produtos chineses, principalmente brinquedos, utensílios domésticos, roupas, calçados e até produtos eletrônicos, dificultou as exportações de muitos países.
Contudo, as empresas brasileiras estão conseguindo contornar a situação e encontrar novas maneiras de conquistar o mercado. As vendas das pequenas empresas aumentaram mesmo em época de crise internacional. Uma das estratégias adotadas têm sido negociar com mercados mais próximos, como os países do Mercosul e da América Latina. Assim, ganha-se na redução dos custos com transporte e a entrega é feita com mais rapidez.
Outra maneira bem sucedida de driblar a concorrência é se associar a uma marca de nome internacional. Neste caso, os empresários precisam se adaptar às exigências do mercado e se submeter aos padrões da empresa maior, mas o esforço vale a pena. A marca de fora recebe um desconto de 20%, mas deve gastar o dinheiro economizado com publicidade.
No entanto, nenhuma estratégia tem se mostrado tão bem sucedida quanto agregar valor à marca por se tratar de um produto exclusivo. A professora do curso Marketing para Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, explica que alguns produtos brasileiros, por serem únicos no mercado, conseguem se firmar e obter sucesso no mercado internacional.
Esses produtos costumam fazer referência à cultura local ou possuem forte apelo mercadológico. Assim, por serem produtos exclusivos, nem podemos dizer que eles chegam a enfrentar uma concorrência.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.