WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Fidelização de Clientes Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Pequenas empresas exportam mais em 2011

Empresas vencem concorrência chinesa e fazem bons negócios

 

Os empresários brasileiros estão conseguindo driblar a concorrência e se firmar no mercado internacional.

Já faz algum tempo que os produtos da China dominam o mercado internacional, foi assim que a economia do país cresceu e se tornou a segunda maior do mundo. A concorrência dos produtos chineses, principalmente brinquedos, utensílios domésticos, roupas, calçados e até produtos eletrônicos, dificultou as exportações de muitos países.

Contudo, as empresas brasileiras estão conseguindo contornar a situação e encontrar novas maneiras de conquistar o mercado. As vendas das pequenas empresas aumentaram mesmo em época de crise internacional. Uma das estratégias adotadas têm sido negociar com mercados mais próximos, como os países do Mercosul e da América Latina. Assim, ganha-se na redução dos custos com transporte e a entrega é feita com mais rapidez.

Outra maneira bem sucedida de driblar a concorrência é se associar a uma marca de nome internacional. Neste caso, os empresários precisam se adaptar às exigências do mercado e se submeter aos padrões da empresa maior, mas o esforço vale a pena. A marca de fora recebe um desconto de 20%, mas deve gastar o dinheiro economizado com publicidade.

No entanto, nenhuma estratégia tem se mostrado tão bem sucedida quanto agregar valor à marca por se tratar de um produto exclusivo. A professora do curso Marketing para Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, explica que alguns produtos brasileiros, por serem únicos no mercado, conseguem se firmar e obter sucesso no mercado internacional.

Esses produtos costumam fazer referência à cultura local ou possuem forte apelo mercadológico. Assim, por serem produtos exclusivos, nem podemos dizer que eles chegam a enfrentar uma concorrência.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!