WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pena de aves é transformada em plástico

Segundo pesquisadores, é possível usar as fibras de penas como ingrediente principal do plástico

Penas podem ser usadas para produzir plástico biodegradável, mais leve e ambientalmente correto.

A cada ano, apenas nos Estados Unidos, são produzidos mais de um bilhão de quilos de penas de aves. Essas eram descartadas; porém, segundo pesquisas, elas podem ser usadas para produzir plástico biodegradável, mais leve e ambientalmente correto.

Penas, assim como as unhas, são compostas de queratina, uma proteína quimicamente estável e resistente. Isso permite dar mais resistência ao plástico e diminuir seu peso. Autoridades do Ministério da Agricultura dos Estados Unidos já estão testando a possibilidade de incluir esse ingrediente como aditivo na composição.

Um pesquisador da Universidade de Nebraska, Yiqi Yang, entretanto, tem planos maiores. Segundo ele, é possível usar as fibras das próprias penas das aves como ingrediente principal, constituindo 50% da massa do composto.

Yang afirma que estudos anteriores usavam a queratina como aditivo ao polietileno e ao polipropileno, mas suas pesquisas transformam a pena em algo bem parecido com os compostos. “Assim, se elas forem usadas como material, não será necessário utilizar polietileno ou polipropileno, e os plásticos serão mais biodegradáveis e sustentáveis”, explica.

A matéria-prima estaria garantida, uma vez que, de acordo com o professor Dr. Júlio Maria Ribeiro Pupa, no curso Galinhas Poedeiras – Produção e Comercialização de Ovos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas “a muda, ou renovação das penas, como também é conhecida, pode ocorrer várias vezes durante a vida normal de uma ave”.

Ainda são necessários alguns testes para verificar a possibilidade de produção em larga escala, de forma a industrializar o produto.

Por: Clara Peron.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?