A criação de peixes ornamentais é voltada para a produção de animais com cores e formatos exóticos. Normalmente, de pequeno porte, destinados ao povoamento de aquários e lagos paisagísticos.
O Brasil é um dos cinco maiores exportadores de peixes ornamentais no mundo. Esse tipo de criação é oportunidade de trabalho e renda para pequenos empreendedores, pois possibilita o uso de pequenas áreas, mão-de-obra familiar e a pequena produção com alto valor agregado.
O professor Dr. Manuel Vazquez Vidal Júnior, no curso Produção de Peixes Ornamentais, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, destaca que “a produção de peixes ornamentais é considerada um dos setores mais lucrativos da piscicultura. A demanda por peixes exóticos e novas variedades é crescente. O mercado mundial comercializa, por ano, cerca de 350 milhões de unidades. As vendas de equipamentos e acessórios para aquários ultrapassam nove bilhões de dólares anuais”.
As espécies ornamentais marinhas se destacam dentre as de água doce por apresentarem formatos incomuns e coloração intensa. São mais raras, sendo também mais caras. No Brasil, o preço unitário pode chegar a R$ 200. A grande atração é o peixe-palhaço, o mais criado no Brasil e o quarto mais vendido no mundo.
Esse setor tem crescido 10% anualmente, desde 1985. Estima-se que existam, hoje, cerca de 1,5 a 2 milhões de pessoas que mantenham aquário marinhos, movimentando cerca de 500 milhões de dólares.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.