Eles podem ser cozidos, assados, grelhados ou até consumidos crus, o que não podem é faltar na dieta. Ricos em sais minerais, vitaminas e uma das principais fontes de ômega 3, os peixes oleosos não podem faltar na rotina de quem deseja ter uma vida saudável.
Além de saborosos, os peixes como salmão, sardinha, cavalinha, atum e arenque são bastante ricos em ômega 3. Entre outras coisas, a substância previne contra doenças cardiovasculares, doenças ósseas e é um ótimo anti-inflamatório.
A médica Sylvana Braga, especialista na dieta ortomolecular, explica que o consumo destes peixes ajuda a controlar a pressão arterial, a reduzir o nível de colesterol e a prevenir contra inflamações, como a artrite reumatoide, a psoríase, as dermatites, as colites. Ajuda também a aumentar a resistência do organismo e a proteger contra diversos tipos de câncer.
A médica recomenda que os peixes devem ser ingeridos com alimentos ricos em vitamina E. Ela atua como antioxidante, evitando a degradação dos componentes do ômega 3. A vitamina E é encontrada em sementes como nozes e castanhas. Os peixes defumados também são boas fontes de ômega 3. Mas, eles devem ser consumidos com alimentos que contenham vitamina C, pois ela evita a oxidação, que pode gerar produtos tóxicos ao organismo.
Além disso, é importante considerar a quantidade consumida. O ideal é ingerir peixe duas vezes por semana, cerca de 250g para as mulheres e 400g para os homens. No entanto, foi demonstrado que quantidades superiores a estas não representam nenhum benefício adicional à saúde humana.
Por: Maria Clara Corsino.
Fonte: Revista Runners.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

manaia
22 de set. de 2014Fiz exame e constou a falta de vitamina`D`, apesar de fazer caminhada muitas vezes em dias ensolarados. Além disto vou ter de acrescentar peixes em minha alimentação para superar esta deficiência. Fantástico, esses pareceres para auxiliar no dia a dia das pessoas (Manaia)

Sonia
14 de jan. de 2014Estou pesquisando o ômega 3 em Tilápias defumadas. Você tem algum artigo que fale sobre o assunto? grata

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de jan. de 2014Olá, Sonia!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Segue as matérias que temos no site sobre ômega 3:
- Ômega 3 pode evitar depressão em bebês Ômega 3 pode evitar depressão em bebês
- Os benefícios da sardinha para a saúde Os benefícios da sardinha para a saúde
Atenciosamente,
Vilmara Silva.