WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Patês precisam de poucos ingredientes e muita imaginação

Com a mesma base de requeijão, maionese e creme de leite pode-se fazer qualquer sabor de patê

Existe um número inimaginável de patês e vários pratos e lanches em que eles podem ser usados.

Os lanches frios, como o sanduíche natural, o lanche de metro e o califórnia, têm um ingrediente em comum: o patê. Esse pode ser de queijo minas, alho, gorgonzola, azeitona preta ou verde, tomate, atum, entre vários outros. A base de todas as dezenas de variações é a mesma e seu preparo é muito fácil.

Para a elaboração dessa primeira parte, é necessário requeijão, maionese e creme de leite fresco, batido em ponto de chantilly. Um cuidado que se deve ter, segundo o professor de gastronomia  André Ansanelli, no curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é na mistura do creme de leite com o os outros dois ingredientes. “Incorpore  o creme de leite bem devagar, para não perder o ar que lhe foi agregado ao ser batido em ponto de chantilly. Feito assim, você garante a cremosidade do patê”.

A origem dessa iguaria é pra lá de antiga, pois a história conta que os faraós já se deliciavam com uma mistura de fígados de patos, que migravam no inverno para as margens do Rio Nilo. Séculos depois, a ideia foi levada para França, onde no período pré-revolucionário ganhou força.

Anos depois, a inovação na gastronomia foi fazendo mudanças nos ingredientes, introduzindo carnes de frango, peixes, legumes, frutos, como o tomate, e especiarias, como a mostarda e o  manjericão. Nesse ponto, é bom deixar a criatividade comandar.

Atualmente, existe um número inimaginável de patês e vários pratos e lanches em que eles podem ser usados, sendo ao mesmo tempo práticos e sofisticados. Você poderá servir, por exemplo, de entrada, em restaurantes e bares, ou em casa mesmo, enquanto esperam aquele atrasadinho de plantão. Tudo isso é pautado de acordo com o gosto e pela eterna disposição de inventar e surpreender da parte de quem faz da cozinha laboratório de experimentação de sabores.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Treinamento de Chapeiro e Lancheiro

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!