WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pastagens X Produtividade, quando suplementar?

No período de estiagem, todos os nutrientes estão deficientes, portanto, nessa época, a suplementação de apenas um deles não resulta em melhores rendimentos do rebanho

Durante as chuvas, o pasto pode apresentar níveis satisfatórios de proteína, energia e vitaminas, enquanto os minerais ficam deficientes.

As pastagens constituem a principal fonte de alimentos para ruminantes, principalmente no Brasil, país de clima tropical, sendo altamente favorável ao desenvolvimento das forrageiras. O valor nutritivo das mesmas se refere à sua composição química e à sua digestibilidade.

Durante o período chuvoso, o pasto pode apresentar níveis satisfatórios de proteína, energia e vitaminas, enquanto os minerais estão deficientes, impedindo o pecuarista de obter índices máximos de produtividade. No período de estiagem, todos os nutrientes estão deficientes, portanto, nessa época, a suplementação de apenas um deles não resulta em melhores rendimentos do rebanho.

Segundo o professor Gilmar Ferreira Prado, especialista em nutrição animal, “o objetivo básico dessa suplementação é fornecer proteínas, energia e minerais aos animais; nutrientes que podem ser considerados como os pilares da suplementação no período de estiagem”.

Sobre a escolha do tipo de suplementação alimentar que se pretende utilizar, o professor Prado ressalta, no curso Alimentação de Gado de Corte, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que dependerá, em grande parte, do objetivo que se tem em mente. “Esses objetivos podem ser embasados em sobrevivência, mantença, baixo e alto desempenho”, conclui.

No caso da suplementação mineral na seca, o objetivo é proporcionar aumentos significativos nos índices zootécnicos dos animais, sobretudo, no ganho de peso e na fertilidade. Esse fornecimento torna-se indispensável e obrigatório para a manutenção das funções de crescimento e reprodução, e de produção dos animais.

 

Curso CPT - Alimentação de Gado de Corte

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?