WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 35Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Pastagens X Produtividade, quando suplementar?

No período de estiagem, todos os nutrientes estão deficientes, portanto, nessa época, a suplementação de apenas um deles não resulta em melhores rendimentos do rebanho

Durante as chuvas, o pasto pode apresentar níveis satisfatórios de proteína, energia e vitaminas, enquanto os minerais ficam deficientes.

As pastagens constituem a principal fonte de alimentos para ruminantes, principalmente no Brasil, país de clima tropical, sendo altamente favorável ao desenvolvimento das forrageiras. O valor nutritivo das mesmas se refere à sua composição química e à sua digestibilidade.

Durante o período chuvoso, o pasto pode apresentar níveis satisfatórios de proteína, energia e vitaminas, enquanto os minerais estão deficientes, impedindo o pecuarista de obter índices máximos de produtividade. No período de estiagem, todos os nutrientes estão deficientes, portanto, nessa época, a suplementação de apenas um deles não resulta em melhores rendimentos do rebanho.

Segundo o professor Gilmar Ferreira Prado, especialista em nutrição animal, “o objetivo básico dessa suplementação é fornecer proteínas, energia e minerais aos animais; nutrientes que podem ser considerados como os pilares da suplementação no período de estiagem”.

Sobre a escolha do tipo de suplementação alimentar que se pretende utilizar, o professor Prado ressalta, no curso Alimentação de Gado de Corte, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que dependerá, em grande parte, do objetivo que se tem em mente. “Esses objetivos podem ser embasados em sobrevivência, mantença, baixo e alto desempenho”, conclui.

No caso da suplementação mineral na seca, o objetivo é proporcionar aumentos significativos nos índices zootécnicos dos animais, sobretudo, no ganho de peso e na fertilidade. Esse fornecimento torna-se indispensável e obrigatório para a manutenção das funções de crescimento e reprodução, e de produção dos animais.

 

Curso CPT - Alimentação de Gado de Corte

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!