Ao montar um negócio, é importante avaliar as mudanças de maneira objetiva, assim o empreendedor sente-se mais seguro. Não se deixe levar apenas pelo sonho e a busca por sua realização, mas pense em todas as responsabilidades que essa decisão trará.
Sair da posição de empregado para a posição de patrão envolve diversas modificações. No início, você perde as vantagens que tinha como colaborador, como férias, plano de saúde, direito a hora extra. Isso implica, também, no lado pessoal, pois toda a família vai passar pelas mesmas alterações.
Se o empresário montar um restaurante self-service, por exemplo, ele vai precisar estar preparado para acordar cedo, ir à feira comprar as melhores hortaliças e frutas, além de ter tempo disponível para ir ao açougue e ao mercado. Pelo menos no início de seus negócios.
Algumas características do empreendedor, de acordo com o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é ter grande energia. “Ele é um trabalhador incansável, capaz de se dedicar intensamente ao trabalho e concentrar seus esforços para alcançar resultados. Sabe que as dificuldades iniciais são superadas com persistência e disciplina”, explica o professor.
Ao exercer o papel de dono, o empreendedor passa a depender principalmente de si mesmo. Por isso, é preciso acreditar que a mudança vale a pena, afinal, no início é preciso fazer alguns sacrifícios. O retorno, porém, vem em dobro depois.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.